Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Coleção de Invertebrados será apresentada em exposição na cidade de São Paulo

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/11/2013

Pertencentes a Coleção de Invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), 99 exemplares de insetos preservados das mais variadas formas, cores e hábitos, serão destaque da exposição “Amazônia Mundi”, que terá início no dia 29 de novembro no Serviço Social do Comércio (SESC) - Itaquera, em São Paulo (SP).

A exposição terá a duração de 17 meses com encerramento em 2015.

“O objetivo da exposição é sensibilizar o público para questões voltadas ao meio ambiente, em especial a Amazônia.

O SESC espera 240 mil pessoas, em especial escolas, ao longo dos 17 meses de mostra”, afirma Anna Claúdia Agazzi, uma das organizadoras do evento.

As espécies pertencentes a Coleção de Invertebrados do Inpa em exposição servirão para chamar atenção sobre a biodiversidade amazônica e sua preservação.

“A exposição desperta curiosidade e fará com que as pessoas conheçam mais a Amazônia. Os insetos ainda sofrem um preconceito e mostrar as pessoas como eles são, fornecer esse conhecimento, pode fazer diminuir esse preconceito e despertar o interesse nesses animais”, explica Márcio de Oliveira, curador de invertebrados do Inpa.

Dentre os 99 indivíduos que irá representar a biodiversidade dos insetos, estão a borboleta azul (Morpho adonis), a borboleta coruja (Caligo sp), o bicho pau (Phasmatodea), o besouro serra pau (Callipognon armillatus), o maior besouro do mundo (Titanus giganteus), a jequitiranaboia (Fulgora lanternaria), tucandeira (Paraponera sp), saúva (Atta sp), além de variadas espécies de abelhas (Apidae).


- A exposição:

"Amazônia Mundi" é um evento artístico e educacional que apresenta as principais questões existentes no imaginário humano sobre a “Grande Floresta Amazônica” e ao mesmo tempo, informa quanto a situação atual da região e sua importância para o planeta.

A mostra é gratuita e será um espaço de 1000 m² de experiência sensorial e interativa.

Nas instalações do evento haverá Vila Amazônica e Barracão Comunitário; Do Imaginário à Realidade: Amazônia Sensorial; Ciência e Biodiversidade; 100 Anos da Queda da Borracha; A Amazônia e o Clima; Desvendar... Revelar - os mitos e as festas populares; Amazônia e o Futuro: Crie Futuros; Galeria Amazônia: exposições temporárias e Cine Amazônia: mostra de filmes com temática da região.

O SESC Itaquera fica localizado na Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera. Na cidade de São Paulo (SP).

A organização está por conta da Farte Arte, que organiza exposições sobre a Amazônia em diversos lugares do mundo (Paris, Suíça, Alemanha, China, entre outros) desde 2002.

Fonte: Inpa