Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Os filhotes merecem atenção especial nos primeiros meses de vida

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/11/2013

Assim como os bebês humanos, os pets também merecem cuidados especiais quando ainda filhotes. Ainda nos primeiros meses, cães e gatos devem começar a ter uma alimentação balanceada, passar por consultas periodicamente, praticar exercícios físicos, iniciar a limpeza dental e auricular. Estes e outros cuidados fundamentais ajudam os animais a crescerem fortes e saudáveis.

Pensando nisto, Marcelo Quinzani, diretor clínico e médico veterinário do Grupo Pet Care, preparou uma série de dicas que auxiliam na criação dos pets.

Nas primeiras semanas de vida, o filhote deve consumir apenas leite materno, que já contém todos os nutrientes necessários para o seu crescimento.

Após o 25º dia, o pet já pode se alimentar da papinha, iniciando assim o desmame. Nesta fase é preciso dar a primeira dose de vermífugo, de acordo com o peso do animal.

“A partir de então, ele vai progressivamente diminuindo a ingestão de leite materno e em poucos dias passa da papinha para a ração de filhote”, comenta Quinzani.

Após o desmame é a vez de entrar com a ração e, para escolher a ideal, é preciso analisar a raça e o tamanho do animal quando adulto.

Assim que definido, é importante manter o mesmo produto até os 12 ou 14 meses de idade, de acordo com a raça, pois nessa idade a maioria das raças já parou de crescer e deve receber então a ração de adulto, balanceada para as novas necessidades nutricionais dessa nova fase da vida.

Quanto à vacinação, também é muito importante estar atento. As doses devem ser tomadas a partir do 40º dia.

“O início das vacinas acontece em torno de 40 a 60 dias de vida, ou seja, depois dele estar vermifugado e de estar se alimentando exclusivamente com ração de filhote.

Os reforços da vacina acontecem a cada 21 a 30 dias num total de 3 a 4 reforços até ele completar 120 dias de vida”, diz Marcelo.

O veterinário ressalta ainda, que neste período os animais não devem ter contato com outros pets, porque ainda estão vulneráveis a contrair doenças.

Por isso, é de extrema importância evitar passeios nas ruas, o que não impede o dono de exercitar o cão dentro de casa. Brincadeiras e atividades físicas devem ser estimuladas desde cedo.

A mesma dica vale para as idas ao pet shop. O recomendável é que cães e gatos comecem a frequentar o estabelecimento a partir do quarto mês de idade, para evitar possíveis doenças.

“Mas nunca esqueça: leve sempre o seu bichinho de estimação ao veterinário! Desde os 25 º dia de vida, o veterinário deve ser consultado para dar início a vermifugação e troca da dieta.

Às vezes não precisa levar o filhote a clínica nessa época, mas depois disso, as visitas devem ser mensais até o final das vacinas e depois disso a cada seis meses em média”, finaliza Quinzani.



Fonte: Dr. Marcelo Quinzani - diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care