Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2012
A 31ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano terá início nesta sexta-feira, 1 de junho. Neste ano, o evento terá como palco o interior do Estado de São Paulo, aproximando ainda mais os criadores e amantes dos animais que estão situados na região.
As provas morfológicas e esportivas serão disputadas nas três pistas principais do local, tornando o evento mais dinâmico, comparado aos dos anos anteriores. Na Morfologia, as disputas entre 148 animais PSL acontecem nos três dias da expo.
Os esportes equestres, Salto, Adestramento, Equitação de Trabalho e Atrelagem brilham em Indaiatuba. Os dois primeiros, como modalidades olímpicas, chamam a atenção dos amantes de provas internacionais.
Já a Equitação de Trabalho, com seu Circuito de Velocidade, reunirá até os mais contidos torcedores. A tradicional Atrelagem, com a elegância e precisão de movimentos, conquista novos adeptos. Estas últimas duas modalidades são reconhecidas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
A 31ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano, organizada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) tem a entrada franca.
Programação:
01/06 – sexta-feira
9h – Equitação de Trabalho – Ensino
10h – Aprovação de Garanhões
14h – Morfologia – Fêmeas – 2ª, 3ª, 4ª e 6ª categorias
14h30 – Equitação de Trabalho – Maneabilidade
19h – Morfologia – Fêmeas – 1ª e 5ª categorias
02/06 – sábado
8h – Copa de Adestramento
10h – Morfologia – Machos – 2ª categorias
14h – Morfologia – Machos – 3ª e 4ª categorias
14h – Atrelagem
15h – Equitação de Trabalho – Velocidade
A seguir – Prova dos Proprietários
18h30 – Liga de Velocidade de Equitação de Trabalho
19h30 – Morfologia – Machos – 1ª e 5ª categorias
03/06 – domingo
8h – Copa de Adestramento
9h30 – Salto
14h – Horseball
14h30 – Melhor Cabeça, Progênies e Grandes Campeonatos (Morfologia)
A seguir – Premiação e Encerramento
Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL:
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o studbook da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.
Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional.
Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui
Serviço
31ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano
Datas: 01 a 03 de junho (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Helvetia Riding Center
Endereço: Estrada do Sapezal, 1800 – Indaiatuba – SP
Entrada franca