Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Declaração da Caatinga ganha destaque na pauta de discussões da Rio+20

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/06/2012

A Declaração da Caatinga, documento que formaliza compromissos para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma, foi apresentada na segunda-feira (18/6), às 16h, em evento paralelo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.

A exposição foi realizada pelo gerente do Ambiente de Políticas Territoriais, Ambientais e de Inovação do Banco do Nordeste, Carlos Alberto Pinto Barreto, durante o “Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios”.

O Encontro ocorreu no Auditório Central do Parque dos Atletas, área localizada em frente ao Riocentro, de 11h30 às 19h, e é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

Na ocasião, cerca de 500 gestores públicos debaterão ainda assuntos como Pacto Nacional pela Água; Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; Bioma Cerrado e Desafios e Políticas Públicas para a Mata Atlântica.

Para Carlos Alberto Pinto Barreto, o momento é uma oportunidade única para apresentar as riquezas e as potencialidades do bioma Caatinga, bem como o nível de comprometimento dos signatários da Declaração.

“Os compromissos assumidos em prol do desenvolvimento sustentável na Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, poderão servir de exemplo para todas as nações participantes da Rio+20", afirmou.


A Declaração:

A versão final da Declaração da Caatinga foi concluída durante a “I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga - A Caatinga na Rio+20”, realizada nos dias 17 e 18 de maio, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE).

O evento reuniu mais de 450 representantes dos setores governamentais, poder legislativo, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa.

O documento é composto por 56 compromissos que consolidam os resultados de debates realizados nos nove estados abrangidos pelo semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), ao longo de um ano e meio.


Outras ações na Rio+20:

O Parque dos Atletas receberá seminários, palestras e mesas redondas, além de exposições de organizações internacionais, do governo brasileiro e de empresas parceiras com demonstrações de inovação e gestão no campo da sustentabilidade.

O Banco do Nordeste estará presente nesse espaço com estande, onde serão compartilhadas experiências sobre os programas de microcrédito Crediamigo e Agroamigo, os Espaços Nordeste, o apoio às inovações tecnológicas e a outras ações relacionadas à promoção da economia verde e à erradicação da pobreza. O estande funcionará entre os dias 13 e 24 de junho, de 11h às 20h.



Fonte: BNB