Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Concurso visa despertar a preocupação individual e coletiva para as questões ambientais

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/06/2012

Na manhã da terça-feira (05/6), os estudantes da Escola Municipal Américo Gosztonyi, localizado na área rural do bairro Puraquequara, na comunidade do Giró (Zona Leste de Manaus), participaram do 1º Concurso de Poesia realizado pela Associação Amigos do Peixe-boi(Ampa), Laboratório de Mamíferos aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Laboratório de Limnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Recofarma Manaus do Sistema Coca-Cola Brasil.

Uma tela pintada pelo artista plástico ambiental, Alexandre Huber, foi doada para a escola. Huber, que nos últimos anos vem dedicando sua arte em favor da conscientização para a preservação do meio ambiente, doou o quadro para servir de inspiração na criação das poesias.

“Na verdade estamos dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado nessa escola. Na Semana do Meio Ambiente de 2011 lemos uma poesia aos alunos e eles tinham que fazer um desenho. Este ano invertemos a situação, mostramos um desenho e eles tiveram que escrever uma poesia de no mínimo três frases. Para os alunos da educação infantil, primeiro e segundo ano, que ainda não sabem escrever, os monitores ajudaram escrevendo uma frase sobre o desenho. Todos se mostraram bastante participativos e animados com o concurso”, diz a coordenadora do núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos.

O resultado do concurso será divulgado no dia 13 de junho em uma cerimônia no Bosque da Ciência do Inpa. Os primeiros lugares receberão prêmios doados pela Recofarma Manaus.


Projeto Puraquequara:

O projeto objetiva, por meio da educação ambiental, integrar a Escola Municipal Américo Gosztonyi à Universidade e às comunidades, popularizando e difundindo o conhecimento científico, além de aprofundar o conhecimento sobre o ambiente aquático, o peixe-boi e os demais mamíferos aquáticos da Amazônia e promover a gestão dos recursos naturais renováveis da comunidade do Puraquequara, visando à preservação e conservação.

Todas as ações do Projeto Puraquequara são executadas por meio de palestras, campanhas e atividades lúdicas com alunos, professores e gestores da escola, tanto no ambiente local quanto em visitas externas.

O calendário de atividades está vinculado ao calendário acadêmico da escola, com conteúdos programáticos contemplando datas comemorativas como o Dia da Água, Dia do Planeta Terra, Dia da Biodiversidade e outros, promovendo a integração da escola e da comunidade com as questões ambientais.





Fonte: INPA