Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2012
As organizações não governamentais (ONG) e os organismos de bacia e afins interessados em participar do Prêmio ANA 2012 poderão inscrever gratuitamente seus trabalhos até 30 de junho.
Podem concorrer aquelas iniciativas de uso racional da água que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza a premiação.
Podem concorrer ao Prêmio ANA 2012, na categoria ONG, as organizações não governamentais sem fins lucrativos (também chamadas de organizações da sociedade civil) com atuação na área de recursos hídricos e de meio ambiente, associações de classe e sindicatos.
Na categoria Organismos de Bacia, podem participar os comitês de bacias hidrográficas de rios de domínio da União, dos estados e do Distrito Federal; comissões de açudes e barragens; consórcios intermunicipais com ações na área de recursos hídricos; associações de usuários de recursos hídricos; e agências de bacia.
Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200.
A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural.
Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável).
Na edição de 2012 há oito categorias: Organismos de Bacia, ONGs, Empresas, Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa e Governo. Para cada uma delas, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas.
As vencedoras serão conhecidas em solenidade de premiação em 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília.
Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Cronograma:
• Inscrições: até 1º de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.