Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Projeto possibilitará criação de pomar e beneficiamento de polpa de frutas

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/11/2011

A fruticultura é uma alternativa para gerar de forma racional e sustentável renda para as comunidades cuja vocação econômica é essencialmente agrícola.

Com base nessa premissa, o município de Coroaci, em Minas Gerais, recebeu uma parceria para geração de trabalho e renda para a comunidade.

O projeto contemplará 37 produtores rurais e prevê o beneficiamento de frutas na agroindústria de processamento de polpa para suco.

A partir da doação de mais de 2.000 mudas de 10 espécies frutíferas, será estruturado um pomar juntamente com o Instituto Cenibra, a Associação Comunitária da Pedra Redonda e a Prefeitura Municipal de Coroaci. Dentre as espécies estão frutas cítricas, acerola, goiaba, manga, ceriguela, cajá-manga, graviola e caju.

Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a produção de frutas no Brasil, em 2010, aumentou 2,41%, com 40 bilhões de toneladas produzidas, e um crescimento de receita do setor em torno de 16,47% em comparação ao ano anterior.

Uma ótima opção de sobremesa e lanches, as frutas contêm água, vitaminas, minerais e fibras. Elas são fundamentais para o bom funcionamento intestinal, redução do colesterol e triglicérides, auxílio no controle do diabetes, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Para garantir continuidade aos projetos de geração de trabalho e renda, o Instituto CENIBRA criou um curso de Noções Básicas de marketing. O conteúdo programático contempla conceitos importantes de marketing, estratégias e diretrizes para lidar com produto, preço, praça e promoção. O primeiro módulo aconteceu em novembro e envolveu os participantes dos projetos realizados pelo Instituto.

“Os projetos de geração de trabalho e renda desenvolvidos pelo Instituto têm contribuído para o processo de transformação social de forma efetiva, com a promoção da cidadania e do bem-estar da comunidade. A parceria firmada com os produtores de Coroaci fortalece a agricultura familiar e integra a comunidade ao processo de desenvolvimento de forma organizada”, declara a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA, Leida Hermsdorff Horst Gomes, responsável também pelo Instituto CENIBRA.

Fonte: Rudson Vieira