Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Governantes dos EUA visitam Inpa e sondam futuras cooperações

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/11/2011

Uma comitiva dos Estados Unidos da América (EUA), liderada pelo Governador do Estado de Montana, Brian Schweitzer, acompanhado pela senadora do Estado de Minnesota, Julie Rosen, e pelo deputado Estadual de Nevada, Marcus Conklin, além de outras autoridades do país, visitaram na terça-feira (08/11), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em busca de conhecimento sobre as pesquisas realizadas pela Instituição.

Durante todo o dia, a comitiva esteve no Inpa conhecendo suas instalações, como: o Bosque da Ciência, o Parque Aquático Robin C. Best, e os viveiros dos animais. À tarde participaram de uma reunião com alguns pesquisadores do Instituto, que apresentaram algumas pesquisas.

A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) é uma agência ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e faz o intercâmbio de políticos, autoridades e pesquisadores que trabalham no congresso dos EUA ou no poder executivo.

Este ano trouxe o Conselho de Governantes Estaduais, cujo objetivo da visita é conhecer melhor o país e assim abrir novas oportunidades de cooperação de intercâmbio, tanto na esfera comercial como nas pesquisas.

A visita ao país começou no dia 5 de novembro, em São Paulo, onde visitaram a Sala São Paulo, para prestigiar um concerto filarmônico, depois visitaram a pinacoteca e, ainda, o Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis. Na segunda-feira (7/11), os governantes tiveram reuniões com o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) para conhecer a urna eletrônica brasileira e também com a Bovespa, para conhecerem o mercado financeiro brasileiro.


Em Manaus, além das visitas ao Inpa, encontro das águas e outros pontos de destaque, os governantes buscam compreender o conflito agrário e saber qual o alcance do agronegócio na Amazônia.


Depois de Manaus a comitiva irá à Brasília, para um encontro na sede da Apex Brasil com o intuito de conversar sobre cooperação e comércio, além de reunirem-se com Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.

Após visitarem a capital brasileira, a passagem pelo Brasil terminará no Rio de Janeiro (RJ), no dia 12 de novembro, com uma visita à Petrobras.


Fonte: Clarissa Bacellar