Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Cuidados preventivos podem evitar intoxicação dos pets

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/07/2011

Os animais domésticos, muitas vezes, estão sujeitos a intoxicações, tanto acidentais como intencionais. Alterações bruscas nas rotinas domésticas podem contribuir para acidentes, incluindo envenenamentos.

Mudanças de casa, pessoas diferentes cuidando do animal, reformas ou novas construções também ocasionam aumento no número de acidentes domésticos com animais de estimação. Isso sem contar que muitos proprietários descuidam no armazenamento de produtos químicos - usados para a limpeza da casa -, inseticidas e lixo, materiais nocivos que não devem ser deixados expostos a esses curiosos por natureza.

Além dos inseticidas, os Carbamatos (“chumbinho”) e as substâncias usadas em banhos contra carrapatos e sarnas são causas muito comuns de intoxicações dos pets e podem provocar a morte dos animais afetados, nos casos mais graves.

O uso indiscriminado, sem prescrição médica, de antinflamatórios não-esteróides e de medicamentos destinados a grandes animais ou humanos também podem ser nocivos à saúde do pet.

Por isso, caso seu animal de estimação esteja tomando algum medicamento, é importante que a administração seja feita por pessoa preparada, sem alternância do tratador.

Também vale lembrar que algumas plantas são venenosas e sua ingestão acidental pode estar relacionada ao aparecimento de sintomas de intoxicação. Por isso, mantê-las longe do alcance dos pets é muito importante.

Ao perceber que um animal está envenenado ou intoxicado, deve-se levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Algumas medidas, no entanto, podem ser tomadas antes ou durante o trajeto, como paliativos, para que haja tempo do socorro médico.

No caso da ingestão acidental de alguns tipos de venenos ou plantas por animais de estimação, pode-se provocar o vômito usando sal de cozinha (1 a 3 colheres de chá por via oral) ou água oxigenada doméstica (5 ml por via oral).

MAS CUIDADO: se a ingestão acidental tiver sido por uma substância corrosiva (ácidos ou bases fortes) ou substâncias derivadas do petróleo, como querosene, o vômito NÃO deve ser estimulado. Pode-se dar leite ou água para diluir o veneno.

Em ambos os casos recomenda-se utilizar um carvão ativado, o que muitas vezes pode salvar a vida do animal. O carvão ativado tem poder adsorvente (fixação das moléculas de uma substância na superfície de outra substância), sugando o material tóxico para seu interior e permitindo a sua eliminação nas fezes.

Quando a intoxicação derivar de um contato de substância tóxica com a pele ou os olhos, o ideal é lavar abundantemente a região afetada com água limpa e levar o pet ao veterinário de sua confiança para avaliação.


A veterinária,Isabella Vincoletto, indica Enterex®, da Vetnil, carvão ativado de origem vegetal, que consiste numa combinação de carvão ativado e outros ingredientes que vão promover uma adsorção eficiente da substância tóxica ingerida, favorecendo assim sua eliminação pelas fezes. Enterex® é encontrado em envelopes de 10g, que é a quantidade suficiente para uma dose em um animal de até 20 kg de peso.





Fonte: Isabella Vincoletto, CRMV SP 23.587, é médica veterinária da Vetnil