Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade discutiu Negócios Sustentáveis

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/11/2010

“Preservação ambiental é, além de tudo, uma questão de negócio”, declarou Fernando Moreira, CEO da HSBC Seguros, ao dar início às apresentações da segunda mesa da Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade, promovida pelo Instituto Humanitare na tarde de 23/11/10, em São Paulo.

Moreira abordou o papel das organizações privadas no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e apresentou um case de sucesso da HSBC: o seguro verde.

Segundo ele “o mercado precisa de uma ação positiva das empresas em direção à biodiversidade por uma razão muito simples: dá lucro”.

Antonio Calgagnoto, Diretor de Relações Institucionais da Renault, também apresentou iniciativas da empresa dando destaque ao projeto do carro “0” emissões, movido a energia elétrica.

“Além disso, a Renault utiliza processo de redução de emissões em suas fábricas, é a primeira a utilizar pintura a base de água e vencedora do prêmio ‘carro 100% verde’ com o Renault Sandero”, completa.

Cecília Martinez, Diretora Regional América Latina e Caribe da ONU – Habitat, frisou a parcela de emissões poluentes das grandes cidades e o desafio de diminuir esse impacto na biodiversidade. “É melhorando as cidades que podemos melhorar as condições de vida da população em geral”, afirma.

Os presentes na Mesa foram convidados a assinarem o acordo de compromisso da Cátedra promovida pela ONU – Habitat, que tem por objetivo formar profissionais especializados no desenvolvimento de políticas públicas para práticas sustentáveis.

Após a cerimônia, o ambientalista John Malin, presidente do comitê gestor Mundial para o Ano da Química, foi convidado a palestrar. Em sua fala, Malin ressaltou que a química é responsável por quase tudo que acontece no mundo, inclusive, as metas do milênio só serão perfeitamente atendidas e respeitadas se as pessoas compreenderem a área.

“É através da química que solucionamos alguns problemas urbanos, como a redução dos gases do efeito estufa, de esgotos e do consumo de petróleo e o aumento da qualidade da água e do uso de outras fontes de energia”, explica.

Os países do grupo BRIC (Brasil, Russia, India e China) são os que mais estão alerta a isso.

Segundo o ambientalista, a sustentabilidade de negócios pode ser atingida pelas empresas desde que haja o entendimento da necessidade de se aumentar o lucro dos acionistas. Também é igualmente necessário diminuir o impacto para o meio ambiente e a “regra de ouro” é tomar atitudes agora pensando nas próximas gerações.

“2011 ser o ano da Química representa todos os esforços e criatividade para conscientizar as pessoas de como a química é importante para a preservação do planeta e da vida” considera Malin. Para comemorar o ano, serão realizados eventos no mundo todo.

Fonte: Gabriela Nascimento