Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pets podem acompanhar seus donos em viagens

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/12/2009

Viajar é um dos programas preferidos da família brasileira e, levar o animal de estimação neste programa pode ser extremamente divertido, tanto para os animais quanto para os proprietários, desde que algumas medidas sejam tomadas.


Entre os meios de transporte escolhidos para os passeios, o carro ainda é o mais utilizado, e para garantir uma viagem tranquila, três pontos são fundamentais, conforme esclarece o veterinário Márcio Waldman

Cuidados com a alimentação, a hidratação e a necessidade de algumas paradas são dicas preciosas para que a viagem seja bem sucedida. Para evitar que o animal enjoe durante a viagem, por exemplo, é preciso deixá-lo em jejum.

“Deve-se evitar alimentar o animal duas horas antes do trajeto. Levar o animal para um passeio para que ele possa fazer suas necessidades fisiológicas, antes de entrar no carro, também é muito conveniente, explica o veterinário.

“Durante o percurso são necessárias paradas a cada uma hora e meia”. É importante fornecer água ao animal várias vezes e em pequenas quantidades, para manter a hidratação do animal sem risco de ocasionar vômitos.”

Outra dica importante é manter a temperatura e a ventilação constante do veículo para evitar que a temperatura do animal se eleve. “Esse quadro ainda é pouco conhecido entre os proprietários, mas pode levar à morte. Os cães não transpiram e a respiração é a única forma de manter a temperatura do corpo”, esclarece. “Em situações de estresse e calor intenso o animal pode não conseguir realizar esse processo e ter hipertermia.”

O veterinário, explica, que a forma ideal de levar o animal em automóveis é permitir que ele desfrute de espaço para se movimentar, sem com isso colocar em risco a atenção do condutor do veículo. “Para isso o mercado oferece acessórios que proporcionam segurança e conforto sem infringir as leis de trânsito vigentes”.

O Código Brasileiro de Trânsito impede que motoristas transportem seus animais à esquerda ou entre os braços e pernas. A infração, considerada média está prevista no inciso II artigo 252 e pode levar a uma multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira. Caso o animal seja transportado na parte externa do veículo, a infração se torna grave e o veículo é retido pelas autoridades.

Márcio Waldman indica para auxiliar os proprietários na tarefa de transportar de forma segura seus cães, a linha de grades Doggie Blockers. Composta por três modelos de grades que limitam o acesso do animal a um local determinado do carro, a linha Doggie Blockers, se adapta a diferentes marcas de carros.

Altamente resistentes e com acabamento de qualidade, as grades possuem pintura epóxi eletrostática, a mesma utilizada pela indústria automobilística, e pontas de borracha para evitar danos ao interior do veículo.

“São desmontáveis e podem ser facilmente retiradas e guardadas, proporcionando praticidade para o consumidor”, explica Waldman.

Para manter o fluxo de entrada de ar no automóvel, sem correr o risco do animal colocar a cabeça para fora da janela, o veterinário recomenda o uso da Pet Car Window Fence, uma grade flexível que se adapta ao vidro traseiro do carro. Importada e distribuída pelo Pet Supermarket pode ser fácilmente adaptado na maioria dos modelos de carros do mercado nacional.

Antes de realizar uma viagem, é importante que o animal passe por uma consulta completa para excluir qualquer doença cardíaca, renal, entre outras. Atualizar as vacinas e aplicar um antipulgas e anticarrapatos para evitar infestações, são cuidados que devem ser tomados, alerta o veterinário.