Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

CPFL Energia doa 146 mil mudas de árvores

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/04/2009

As cidades situadas na área de atuação das empresas do Grupo CPFL Energia para distribuição de energia elétrica receberão, até o final de abril, cerca de 146 mil mudas de árvores de diversas espécies para recomposição da mata nativa e arborização urbana. Desse total, cerca de 79 mil mudas já foram doadas para 41 localidades e outras 67 mil já estão destinadas a outros 10 projetos em diferentes cidades.

Entre as espécies disponibilizadas estão: Flamboyant-Mirim, Tingui Preto, Aroeira Pimenteira, Aroeira Salsa, Cabeludinha, Algodão de Praia, Resedá, Pata de Vaca, Ipês Amarelo, Branco, de Jardim, Quaresmeira, Manduirana, Manacá da Serra e Pitanga.

As mudas, produzidas em viveiros próprios, são direcionadas para cidades atendidas pelas distribuidoras da holding CPFL Energia: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Mococa, CPFL Jaguarí, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista e CPFL Santa Cruz.

Os municípios que já receberam as mudas são: Dois Córregos, Brodowski, Salto de Pirapora, Pederneiras, Iacanga, Araçoiaba da Serra, Dourado, Charqueada, Itirapuã, Franca, Patrocínio Paulista, Barra Bonita, Marília, Ituverava, Ribeirão Preto, Araraquara, Fernando Prestes, Matão, Américo Brasiliense, Pirajuí, Jaú, Motuca, Gavião Peixoto, Hortolândia, Guararapes, Bebedouro, Cândido Rodrigues, Paulistânia, Borebi, Guarujá, Campinas, Iperó, Cabrália Paulista, Piratininga, Arealva, Santa Rosa de Viterbo, Barrinha e Jaboticabal, além de outras três instituições.

A doação de mudas pela CPFL é gratuita e qualquer cidade do estado de São Paulo que integre sua área de concessão pode solicitar, devendo o pedido ser encaminhado à CPFL pela Administração Pública através do Gerente da CPFL de Poder Público que atende a localidade.

Objetivos:

Entre os objetivos do programa de arborização urbana da CPFL Energia, destacam-se a redução da necessidade de podas e intervenções na arborização; garantia da qualidade da distribuição de energia elétrica aliada aos benefícios da arborização adequada e conscientização e educação da população quanto à relevância do tema. A empresa tem preocupação especial quanto à qualidade da arborização das vias urbanas, pois esta influencia diretamente em sua rede de distribuição de energia elétrica.

Essas mudas destinam-se a fomentar projetos de arborização urbana desenvolvidos em parcerias com prefeituras, organizações não-governamentais e associações de moradores.

Para atendimento ao programa, a CPFL Energia mantém dois viveiros, localizados nos municípios de Pedreira e São Joaquim da Barra (SP), com capacidade de produção de 135.000 mudas/ano.

Em 2009, um terceiro viveiro de mudas entrará em operação, no município de Macatuba, com capacidade de produção de 180.000 mudas/ano, o que facilitará e reduzirá os custos para a retirada das mudas pelos municípios da região.

Para auxiliar no planejamento das cidades, a CPFL publicou e distribuiu, em 2005 o “Guia de Arborização Urbana Viária – Aspectos de seu planejamento, implantação e manejo” às prefeituras municipais atendidas pela empresa.

O material foi revisado e atualizado no final de 2008 e será novamente distribuído neste ano. Este material fornece uma série de conceitos de planejamento e condução da arborização urbana viária e contribui para que os cuidados com esta ganhem importância, possibilitando um convívio harmonioso com os equipamentos existentes nos locais públicos.

Em 2008, através do Programa de Arborização Urbana, a CPFL Paulista atendeu 24% dos municípios de sua área de atuação, com a doação de 81,4 mil mudas e a CPFL Piratininga 26%, com a doação de 8,3 mil mudas. Neste ano, as distribuidoras da CPFL Sul Paulista e CPFL Jaguari passaram a integrar o programa e atenderam 11% dos municípios de sua área de atuação, com a doação de mais de 1.000 mudas.

Paralelamente, a CPFL Energia desenvolve em Paulínia, em conjunto com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e apoio da Prefeitura local, um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) sobre a convivência harmônica entre as redes de energia elétrica e a vegetação. O projeto tem o aval da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica ) e prazo de três anos para sua conclusão, contando a partir do final de 2006. O investimento total no projeto está previsto em R$ 1,25 milhão pela CPFL Energia.

Reflorestamento:

A CPFL Energia implantou e realizou manutenção em reflorestamentos de espécies nativas, localizados nos municípios de Jaboticabal, Guará, Campinas, Americana e São Carlos, totalizando quase 110.000 mudas plantadas. Todos estes reflorestamentos atingiram a sustentabilidade ambiental em 2005, tendo sido avaliados e aceitos pelo Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN). A empresa também cuida de dois reflorestamentos de espécies nativas, localizados nos municípios de Santos e Cubatão, em áreas típicas de Floresta Ombrófila Densa e de vegetação de restinga-encosta, respectivamente.

Em 2008, foram implementados reflorestamentos nas margens das Usinas Chibarro e Capão Preto (reflorestamentos por cumprimento de termos de compromisso). Foram também plantadas mais 6.700 mudas numa área de 4 hectares no entorno do reservatório da UHE Americana.


Fonte: CPFL Energia