Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Projeto Robalo promove o repovoamento marinho em Paraty ( RJ)

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/10/2007

Focado na busca pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, o Amazônia Fly-In, missão de empresários que reuniu executivos, industriais e investidores dos mais variados segmentos, entre os dias 5 e 7 de outubro, em Manaus, contou com a presença do Projeto Robalo.

A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Arruda Botelho com o objetivo de gerar renda para a comunidade pesqueira da cidade de Paraty (SP) e promover o repovoamento marinho da região, foi um dos destaques no primeiro dia do encontro.

Na ocasião, o técnico em aqüicultura Alexandre Gomes Fonseca, responsável pelo Projeto Robalo, apresentou a ação durante a rodada de negócios direcionada ao meio ambiente, com a presença de empresários amazonenses e paulistas.

Em sua apresentação, Alexandre Gomes Fonseca explicou como funciona o projeto de geração de renda por meio do fornecimento de tanques-redes para as comunidades que vivem da pesca.

Os tanques, que funcionam como armazenadores submersos de peixes, acabam com a necessidade da utilização de gelo e outros custos de armazenamento e conservação.

Além disso, Alexandre ressaltou que o Projeto Robalo colabora para a recuperação do ecossistema marinho através da colocação de galhos de podas de árvores e vegetação, adicionados nestes compartimentos para simular um ambiente aquático natural.

Com isso, os peixes armazenados passam a se alimentar de resíduos orgânicos deste ambiente, dispensando o uso de ração que, em larga escala, poderia poluir as águas.

Conseqüentemente, o sistema de criação alimenta também outros peixes, que passam a ficar em torno dos tanques. Segundo explicou, nas regiões onde não havia mais peixes, o ecossistema foi recuperado após a implantação desta técnica.

O representante do projeto lembrou também que a iniciativa contribui para a realização de pesquisas científicas, através de parcerias com institutos e universidades.

Recentemente, o Projeto Robalo firmou parceria do Instituto de Pesca de São Paulo, que proporcionará cooperação técnica e o repovoamento dos mares de Paraty, Angra dos Reis (RJ) e Ubatuba (SP).

Ao todo, mais de R$ 2,5 milhões foram investidos na iniciativa desde a sua criação, em 2003. Cerca de 30 famílias são beneficiadas com a iniciativa, que promove também conscientização ambiental.


Amazônia Fly-In :

Ocorrido no último fim de semana, em Manaus (AM), o Amazônia Fly-In trouxe para capital amazonense uma missão com mais de 60 empresários.

O encontro, liderado pelo Instituto Arruda Botelho e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), além do Governo do Estado do Amazonas buscou incentivar a criação de novos negócios na região com a apresentação de oportunidades, inclusive com incentivos fiscais, para atrair novos investidores para importantes setores, como têxtil, agro, construção civil, turismo e mineração.

A idéia, é que empresários possam, além de ajudar com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, defender as riquezas locais, combatendo a exploração ilegal e as ações predatórias internacionais, o desmatamento e a degradação ambiental, além de incentivar o turismo e fortalecer transporte aéreo na região, ainda pouco explorado pelos próprios brasileiros e por estrangeiros.



Fonte: Texto Assessoria de Comunicações