Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Agenda Educação Ambiental 2008 contribui para a formação da consciência ecológica

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/12/2007

A preocupação com meio ambiente esta cada vez mais presente em nossa vida, o tema definitivamente passou a integrar a agenda dos governos de muitos países e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. No âmbito empresarial, a questão ambiental é ainda recente, embora já existam inúmeros exemplos de empresas e entidades promovendo ações ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

A Fama Editora acaba de lançar a Agenda Educação Ambiental 2008, que apresenta dados e informações sobre questões ambientais. A edição aborda temas relevantes que permitem valorizar conceitos, modelos e instrumentos que contribuem para a formação da consciência ecológica .

O primeiro artigo, que esta disposto na abertura do mês de Janeiro, discute os problemas ambientais e apresenta o conceito de gestão ambiental e suas diferentes dimensões, com o título "Um novo olhar e ver da humanidade", de autoria do Professor Dr. João Bosco Ladislau de Andrade, da Universidade Federal do Amazonas.

O segundo artigo, abre o mês de fevereiro apresentando iniciativas importantes para a coleta seletiva e a reciclagem, assinado pela especialista em Educação Ambiental Lurdes de Fátima Simões de Souza.

O terceiro artigo, publicado no início do mês de março, é um alerta para a necessidade de cuidarmos da água, considerando-a como um bem divino, são discutidos os problemas, na busca incessante de buscar a solução, por Maria Margaret Lopatiu, que atua na área de Gestão de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas e Saneamento de Ponta Grossa.

A abertura do mês de abril apresenta o artigo “Arqueologia do lixo” , de autoria do Professor Doutor André Wagner Oliani Andrade – Cetec / UNICSUL, seguido pelo artigo publicado no mês de maio , intitulado “O homem e suas versões para a natureza e as versões naturais do homem” , da bióloga , ecologista, mestre em Ciência Ambiental , docente universitária e parceira técnica da Floresta Nacional de Ipanema / Ibama, Célia Regina Russo.

"A ética e o meio ambiente", artigo do mês de junho, menciona que os valores se constroem no seio das comunidades mediante consensos através do diálogo e da intercomunicação argumentativa , de autoria da Doutora Nana Mininni Medina, diretora da Fundação Universitária Iberoamericana Funiber/Brasil.

Os artigos dos meses seguintes são dedicados a importantes instrumentos de gestão ambiental : “Ética na Agricultura “ e “ Uma breve história da precaução “ de Gilberto R. Cunha – Chefe Geral da Embrapa Trigo, pesquisador do CNPq e membro da Academia Passo-Fundense de Letras) ; “ A importância da Amazônia para o Planeta” de Vera Lúcia Broki Brasil, doutora pela Universitat de Les Illes Balears, administradora pela PUC-RS , especialista em Gestão pela Qualidade Total pela ULBRA, consultora e professora; “Quando o mundo não era imundo” , do Professor Doutor João Bosco Ladislau de Andrade – Universidade Federal do Amazonas; “Por que devemos defender o direito dos animais, de minha autoria ( Vininha F. Carvalho) ; “ Movimento dos poluentes na atmosfera”, de Arlinda Cezar – bióloga e diretora Técnica do Instituto Venturini para Estudos Ambientais e “Água uma questão de sobrevência”, de M. Margaret Lopatiuk – Gestão de Recursos Hídricos ARAS


Sobre a Agenda Ambiental :

Confeccionada em papel reciclado , traz como lema “Todos somos responsáveis pela conservação do meio ambiente saudável , faça a sua parte”!

Elaborada pela empresa A Fama G. Editores , sediada em Porto Alegre , oferece uma série de informações interessantes referentes a Feriados Nacionais e Dias Santificados em 2008 e 2009 , espaço para planejamento de pagamentos e recebimentos, registro de emails e telefones e anotações gerais e dados pessoais, num total de 232 páginas, no formato 140 X 210cm.

Cada mês tem início apresentando um artigo, trazendo diferentes propostas em termos de concepções e procedimentos, visando contribuir para o esclarecimento sobre as questões ambientais, permitindo um debate amplo sobre os contextos onde poderemos aplicar as nossas reflexões diárias em prol do meio ambiente.







Fonte: Del Valle Editoria