Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

SOS Mata Atlântica inaugura Centro de Experimentos Florestais

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/11/2007

A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Grupo Schincariol, inaugura hoje (27/11) o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo Schincariol, em Itu (SP).

“Este momento marca um novo passo em nosso esforço de restauração e fomento florestal, iniciado há vários anos com os programas Florestas do Futuro e Clickarvore e que já conta com mais de 12,5 milhões de árvores plantadas”, comenta Adauto Basílio, diretor da Fundação.

Com uma área de 540 hectares, equivalente a 504 campos de futebol, cedida pelo Grupo Schincariol, o local será utilizado para a implantação de trabalhos experimentais de restauração florestal, criação de banco de sementes, capacitação técnica em parceria com universidades, viveiro com produção de 400 mil mudas por ano, além de uma base avançada de educação ambiental.

“Para nós, do Grupo Schincariol, é muito claro que a perenidade de uma empresa depende da forma como administra pessoas e recursos naturais. Nestes 68 anos de existência, crescemos de forma sustentável, gerando empregos, promovendo o desenvolvimento e ao mesmo tempo, preservando os recursos naturais. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com a região onde a nossa empresa nasceu – Itu - e com os recursos naturais.

Este projeto de preservação do Meio Ambiente é um dos maiores já implementados pela iniciativa privada e será em breve replicado em outros estados onde estamos presentes. A próxima região a ser beneficiada será Cachoeiras de Macau, no Rio de Janeiro”, destaca Adriano Schincariol, membro do Conselho de Administração do grupo.

O primeiro espaço já concluído do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo Schincariol é o viveiro cuja meta é produzir, nos próximos cinco anos, cerca de dois milhões de mudas, viabilizadas também por outras parcerias empresariais como a do Bradesco Capitalização.

Deste total, 700 mil mudas serão destinadas à restauração de 386 hectares da área e as demais serão destinadas aos programas Clickarvore e Florestas do Futuro.

“Este Centro é uma oportunidade para novos experimentos a partir do conhecimento que a SOS Mata Atlântica já possui na área de restauração florestal e para difundir essas experiências para o setor acadêmico e outras instituições, tornando-se referência em conteúdo para a restauração de florestas”, explica Ludmila Pugliese, coordenadora de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica.

O Centro de Experimentos Florestais colabora também com o desenvolvimento do programa de educação ambiental da ONG, o Mata Atlântica vai à Escola, destinado à sensibilização, capacitação e mobilização de professores e alunos do ensino fundamental da rede de pública e privada de ensino.

Esse programa pretende despertar o interesse de estudantes e professores da região para a importância da conservação deste bioma, por meio da capacitação de professores e visita dos alunos às áreas que serão restauradas.

Em parceria com a escola técnica do Centro Paula Souza da região e com a UNESP-Sorocaba, a SOS Mata Atlântica oferecerá estágio para o desenvolvimento de projetos de manejo, coleta de sementes, caracterização ambiental de bacias hidrográficas e práticas de restauração florestal.

O Centro de Experimentos será destinado também à capacitação de especialistas e formação profissional de jovens na restauração florestal, em conjunto com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), além de outras instituições e centros de pesquisa.

Além disso, serão promovidas oficinas para gestores públicos e privados da área de recursos hídricos com vistas a fomentar a participação nos comitês e organismos de bacias, desenvolvimento de projetos e ferramentas de gestão como a cobrança pelo uso da água, reuso e manejo de corpos d’água.



Fonte: Lead Comunicação Organizacional