Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Iniciativa Verde viabiliza o restauro de 82 mil mudas nativas da Mata Atlântica

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/11/2007

No dia 10 de novembro, a partir da 9H30, a Iniciativa Verde junto aos seus parceiros, realizaram uma cerimônia de restauro, foram cerca de 82 mil mudas nativas da Mata Atlântica. Essas árvores recuperarão 50 hectares de áreas ciliares degradadas e absorverão 15.580 toneladas de gases de feito estufa.

A cerimônia marcou o início do restauro de 2007, que acontece justamente por conta de empresas e marcas parceiras, tais como ao escritório de advocacia Pinheiro Neto, ao TIM Festival e Prêmio Tim, o laboratório farmacêutico Roche (pelo Fórum Internacional de Câncer de Pulmão), ao São Paulo Fashion Week, ao lançamento do novo Golf da montadora Volkswagen, o Grupo Caixa Seguros, as etapas do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia, a agência Centoeseis, a agência de pesquisa de tendência Box 1824, a loja Garimpo + Fuxique, UMA, entre outros, que acreditaram e divulgaram uma ação conjunta para um futuro mais promissor.

A Iniciativa Verde conferiu o selo Carbon Free para cerca de mais de 100 eventos e empresas durante o ano de 2007. A ONG se responsabiliza pelo calculo, plantio e monitoramento das áreas restauradas.

Após o plantio é realizada uma manutenção intensiva do restauro por um período de dois anos, tempo que demora até que as mudas sejam auto-suficientes.

Após esta etapa é realizado um monitoramento periódico por técnicos da Iniciativa Verde e agentes locais. Este monitoramento é realizado durante todo o período de absorção de CO2e, através da metodologia para projetos florestais AR-AM0001 (Revised simplified baseline and monitoring methodologies for selected small-scale afforestation and reforestation project activities under the clean development mechanism) aprovada pelo conselho executivo da UNFCCC.

Além disso, devido ao caráter legal das áreas a serem reconstituídas (APPs) haverá fiscalização de órgãos ambientais estaduais e federais, sendo o corte das árvores considerado crime inafiançável perante a legislação ambiental brasileira.

Ao plantar as árvores de diversos projetos, neutralizados em uma única área a Iniciativa Verde viabiliza a criação de um novo segmento de floresta, o qual proporciona diversos serviços ambientais como a preservação dos recursos hídricos, solo e biodiversidade.

A nova floresta madura garantirá também a manutenção do carbono fixado por longos períodos, pois a morte de uma árvore centenária abre espaço para o crescimento de muitas outras sementes e mudas que antes estavam dormentes.

A Iniciativa Verde é um grupo de técnicos de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma ótica diferente, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente. Responsável pelo selo Carbon Free, a Iniciativa Verde está engajada em assuntos relativos às mudanças climáticas desde 1992.

Trabalhando em muitos estudos e projetos científicos, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para governos, indústrias e instituições como o Banco Mundial, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BIRD) e Programas de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

As atividades do grupo são focadas principalmente em uma análise (calculo, restauro florestal e supervisão) ampla de sistemas produtivos, identificando as possibilidades para atenuar e remediar os impactos ambientais causados por estas atividades.


O trabalho:

Ajudar a neutralizar gases de efeito estufa emitidos por atividades do homem, que podem variar de processos de produções industriais até o simples ato de dirigir um automóvel, com projetos de reflorestamentos de áreas de matas ciliares que precisam ser recuperadas.

As árvores plantadas irão absorver carbono da atmosfera e propiciar também outros benefícios ambientais locais, como preservação da qualidade do ar e da água e a proteção da biodiversidade.

O restauro de áreas ribeirinhas, além de absorver carbono da atmosfera, fornece uma série de benefícios ambientais locais. O principal benefício local é a preservação dos recursos hídricos, já que estas matas servem como um “filtro” natural evitando a evaporação excessiva e o assoreamento nos cursos d´água; e a manutenção e/ou recuperação da biodiversidade local, já que as matas ciliares criam “corredores verdes” por onde as espécies podem circular, colaborando para a dispersão e conseqüente variabilidade genética destas.



Fonte: Cartaz Comunicação