Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Premiado projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa tem apoio do FNMA

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/10/2006

O projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa no estado do Paraná acaba de receber a mais importante premiação ambiental da região Sul. O prêmio Expressão de Ecologia 2006 - concedido pela revista Expressão, de Florianópolis (SC) - será entregue no dia 30 de novembro deste ano.

Desenvolvido pela SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental desde 1998, o projeto tem apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) está na lista das aves brasileiras ameaçadas de extinção. A espécie é endêmica da região Sul do Brasil. Sua área de ocorrência abrange uma estreita faixa que vai do litoral sul de São Paulo, atravessa a costa do Paraná e chega até o extremo norte do litoral de Santa Catarina.

As principais causas do declínio da população do papagaio-de-cara-roxa, ou chauá, como também é conhecido, são o desmatamento, a extração de árvores e plantas que são utilizadas como alimento e abrigo pela espécie. A captura clandestina de filhotes e adultos para o comércio ilegal também está entre os fortes fatores que ameaçam a sobrevivência da espécie.

O projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa visa proteger a espécie, assegurando a conservação de populações geneticamente viáveis. O projeto também busca eliminar as ameaças de extinção por meio da educação ambiental e a conservação do habitat da ave.


FNMA :

O convênio assinado entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e a SVPS no valor de R$ 449 mil (R$ 114 mil de contrapartida da conveniada) teve como objetivo realizar ações prioritárias no Plano de Manejo da espécie, entre elas: ampliar o conhecimento sobre a ave, capacitar, educar e promover a integração institucional e comunitária, buscando reduzir as ameaças sobre o papagaio e seu ambiente.

Com os recursos conveniados, foi possível adaptar seis casais de papagaios para procriação no Zoológico Municipal de Curitiba e realizar dois censos populacionais no litoral do Paraná. Os recursos também serviram para a colocação de rádio-colares em 20 filhotes de papagaio para acompanhamento dos indivíduos e a implementação de ações de comunicação.

O programa de visitação guiada por dez moradores da Ilha das Peças, no Parque Nacional do Superaqui - Guaraqueçaba, também recebeu recursos provenientes do convênio. O repasse de recursos do FNMA também gerou publicações científicas apresentadas em eventos nacionais e internacionais.

Fonte: Ibama