Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Brasil e EUA juntos contra o tráfico de animais silvestres

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/10/2006

O governo dos EUA apóia os esforços do governo brasileiro contra o tráfico de animais. Uma equipe da agência do governo dos EUA encarregada de proteção à fauna silvestre (o U.S. Fish and Wildlife Service, subordinado ao Departamento do Interior dos EUA), chega ao Brasil para trabalhar junto com a Polícia Federal na troca de informações sobre os melhores métodos para o combate ao tráfico de animais.

O treinamento conjunto ocorrerá em Bonito, Mato Grosso do Sul, entre 16 e 27 de outubro. Esse é o segundo treinamento conjunto deste tipo que ocorre no Brasil. O último aconteceu em fevereiro de 2005.

Representantes da Polícia Federal e da equipe do U.S. Fish and Wildlife Service falam à imprensa brasileira durante café da manhã no Hotel Naoum Plaza em Brasília, no Salão New Orleans, hoje, sexta-feira, dia 13 de outubro, às 10h.

O treinamento conjunto enfocará a troca de informações sobre a legislação ambiental em ambos os países, a legislação internacional pertinente, técnicas de vigilância e investigação, além de métodos de proteção ao meio-ambiente e de investigação forense.

Os governos dos EUA e do Brasil acreditam que esse tipo de intercâmbio de informações pode ajudar a desbaratar organizações criminosas em ambos os países que lucram com a exploração ilegal da fauna silvestre.

O intercâmbio de informações entre autoridades do Brasil e dos EUA nesta área data de muitos anos. Acredita-se que no Brasil os traficantes de animais silvestres utilizam as mesmas redes de transporte que os traficantes de entorpecentes. Estima-se que o tráfico de espécies silvestres movimenta 10 bilhões de dólares por ano e que é uma das maiores fontes de recursos ilegais, atrás apenas do tráfico de entorpecentes e de armas.