Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Vivissecção, a tortura autorizada em nome da ciência

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/07/2006

A vivissecção vem do latim vivus (vivo) e sectio (corte, secção), é algo cruel, inútil e um grande impecilho para o avanço da ciência. Grandes catástrofes farmacológicas foram testadas em animais, como por exemplo, a talidomida, isoprenalina, depo-provera e stilboestrol. São provas reais de que a vivissecção, além de falha, é uma grande fraude científica.

O modelo animal difere totalmente do ser humano, sendo impossível prever com segurança os efeitos de drogas e medicamentos testados em animais, por serem totalmente diferentes física e morfologicamente. O organismo humano não é idêntico ao de ratos, coelhos, cães , porco, rãs, etc.

O organismo dos mais diversos tipos de animais não são iguais entre si. Ou seja, experimentos feitos , por exemplo com camundongos e ratos não terão necessariamente os mesmos resultados, e isso foi comprovado em um teste realizado em 1999, onde camundongos e ratos foram utilizados em um teste que tinha a finalidade de determinar o efeito cancerígeno do flúor. Nesse teste, os camundongos não foram afetados, já os ratos foram afetados por câncer na boca e nos ossos. Então é visível que muitos experimentos além de machucar e matar os animais, eles prejudicam e matam seres humanos.

As críticas com relação ao uso de animais, seja para aulas práticas com animais sedados, e logo após seu sacrifício, ou para experiências em animais vivos, crescem mundialmente. As Ongs de Proteção Animal argumentam que o uso de qualquer animal em testes é uma crueldade e que os animais de rua representam cobaias baratas, porque não são criados em ambiente controlado.Outrossim, muitos experimentos brasileiros são rejeitados por publicações internacionais porque os animais usados não atendem a padrões de saúde e bioética.

Em Israel, a principal linha aérea se nega a transportar primatas para serem usados em experiências e em todas as escolas governamentais a dissecção foi proibida. Segundo o ministro da Saúde, "é mais importante ensinar aos alunos israelenses a compaixão pelos animais, pois este sentimento certamente criará maior compaixão por seres humanos", declarou.

Já nos Estados Unidos a grande maioria das escolas de medicinas não usa animais, como a Columbia University College of Physicians and Surgeons, Harvard Medical School, as universidades de medicina de Miami, Michigan, Texas, Washington, Iowa e mais dezenas de outras. Na Europa a mobilização contra este tipo de aula tem a mesma força.

Os animais de laboratório, não são suficientemente iguais a nós, de modo a que as pesquisas neles possam ser generalizadas para seres humanos. Se eles não são suficientemente iguais a nós para permitir generalizar as descobertas experimentais aos humanos, então as experiências não se justificam , e, assim, não têm sentido realizá-las.

Por outro lado, se os animais são suficientemente iguais a nós para permitir generalizar as descobertas aos humanos, possuem um sistema nervoso cerebral muito similar ao do ser humano, onde estão presentes as duas estruturas correspondentes, de um lado, às emoções instintivas (sistema límbico) e, de outro, às funções nobres, como a vontade, a ideação e sentem as mesmas dores e aflições, devemos presumir que tais experiências são imorais. Portanto, em qualquer caso, a experimentação é inaceitável.

É importante que pessoas que trabalham na área de pesquisa, estudantes de biologia, veterinária, zootecnia e outros, contribuam da sua melhor maneira para desestimular este tipo de tortura. Todos juntos devemos ter um só objetivo: salvar esses seres inocentes e indefesos de tanta crueldade.

O movimento contra a vivissecção é visto cada vez mais como parte do movimento ecológico, que se preocupa com os danos gigantescos que o homem comete, com sua prepotência á natureza.

A medicina terá muito a ganhar com o fim da vivissecção, impedindo assim, que a pesquisa médica insista em tentar descobrir a saúde , sendo instrumento de sofrimento e morte desnecessária.