Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Instituto Ecoar promove passeios pelo Rio Tietê-SP

Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2006

Navegar pelas margens do rio Tietê parecia impossível até pouco tempo. O rio que corta a cidade de São Paulo e que tem sua nascente na cidade de Salesópolis, interior do Estado, tornou-se poluído e sujo há muito tempo. A fim de sensibilizar a população quanto a importância de valorizar o aspecto natural de áreas degradadas, o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado, em parceria com a Fundação Escola Social e Política, e com organização do Instituto Ecoar criou o programa "Conhecendo o mais paulista dos rios" um projeto que teve início em abril deste ano, e que até agora já atendeu aproximadamente duas mil pessoas.

Com objetivo de incentivar ações de educação e capacitação para a sustentabilidade, o passeio tem duas horas de duração, acontece todas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8h30, saindo do Cebolão e seguindo até a ponte do Piqueri. Durante o percurso são realizadas palestras e atividades de educação ambiental, monitoradas pelo Instituto Ecoar, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que promove a preservação do meio ambiente.

De acordo com Débora Teixeira, educadora ambiental do projeto, a idéia é sensibilizar a população quanto a importância de resgatar áreas degradadas e, dessa forma, valorizar os aspectos do ambiente natural, ressaltando assim a relevância do rio Tietê para a cidade de São Paulo com a perspectiva de navegação turística.

"Dessa forma, pretendemos promover a educação ambiental e cidadania a fim de contribuir para a construção de sociedades sustentáveis e em equilíbrio com a natureza".

Segundo Débora a partir do final de junho o projeto necessitará do apoio da iniciativa privada para ter continuidade. Nosso projeto é um sucesso, somos procurados constantemente por pessoas interessadas em navegar pelo rio. Nosso público vai de alunos da rede pública, estudantes, jovens até grupos da melhor idade. È uma opção de lazer e aprendizado para todos. Até o final do mês as vagas estão esgotadas, temos 24 grupos agendados. Buscamos agora parceiros que apóiem essa iniciativa, para atender a grande demanda de escolas", explica.


Sobre o Instituto Ecoar:

O Instituto Ecoar é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua com projetos florestais, educação ambiental e cidadania. Sua missão é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis e em equilíbrio com a natureza.

Fundada por um grupo de ambientalistas e pesquisadores após a Eco-92 e o Fórum Global, é responsável pela implantação de mais de 50 projetos de meio ambiente e educação em todo país. Credenciada pelo IBAMA e DPRN para desenvolver o Programa de Reposição Florestal Obrigatória no estado de São Paulo, possui dois viveiros que juntos produzem mais de 02 milhões de mudas por ano.

Fonte: Trama Comunicação