Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Nossos Irmãos, os Animais

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/06/2008

Desde os mais remotos tempos, os animais tem contribuído de alguma forma para que os homens possam construir um mundo melhor.Muitas das civilizações utilizaram os cavalos como meio de transportes, os gatos para proteger os celeiros , os bois para arar as terras para o plantio, os pombos correio na comunicação a longa distância e os cães no auxílio á guarda das propriedades, permitindo o desenvolvimento econômico e cultural dos povos.Através da confecção de selos , brasões, estátuas, desenhos e símbolos foram prestadas inúmeras homenagens a eles.

Os grandes gênios da humanidade foram verdadeiros amantes dos animais.Quem já não ouviu essa célebre frase de Leonardo da Vinci: ”Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais,e nesse dia,um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade".

A partir do momento, que é despertada a necessidade de preservarmos o meio ambiente, surge uma nova concepção de relacionamento , voltada para o respeito a todas as formas de vida, onde inclui-se os animais.

O animal que antes servia apenas de suporte, evoluiu também para animal de estimação.Sua relação com o ser humano tornou-se tão complexa que, ao entrar para uma família, ele é capaz de provocar alterações no comportamento de todos os seus membros, elevando o nível de afetividade.

Eles vivem ao lado de seu dono, sem se importar com a posição social do mesmo, seja um mendigo ou um importante presidente, oferecendo todo o seu amor.E amor, todos sabem, faz bem a saúde.

Com todos os avanços da ciência, pesquisas mostram, que o convívio com os animais, é considerado um dos melhores recursos terapêuticos. Os animais domésticos passaram a ser considerados importantes na sociedade, por oferecer apoio emocional. Para quem vive na cidade, representam contato com a natureza. Está nos genes humanos apreciar a interação com animais e plantas.A simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, ajudar a diminuir a pressão sangüínea e o estresse.

Atualmente, em muitos lugares, os animais são usados na recuperação de doentes, convalescentes e até presidiários. Na Europa, 30% das terapias de recuperação utilizam animais. Em San Francisco, nos Estados Unidos, existe um programa em que cães e gatos oferecem conforto a pacientes terminais de Aids.

A preocupação em criar leis e campanhas, para defender os animais do abandono e de todos os tipos de exploração, cometidas nos circos, em rodeios e, também o combate ao tráfico de animais silvestres e um interesse muito grande em salvar algumas espécies da extinção, demonstram que os homens estão conscientes que estas atitudes representam assegurar o equilíbrio do planeta.A Campanha do Dia Nacional de Adotar um Animal, a ser comemorado em 4 de outubro, tem conseguido mobilizar muitas pessoas a praticarem ações positivas, salvando muitas vidas.

O grande desafio dos centros urbanos que visam a melhoria da qualidade de vida enfocando a ética, é conseguir implantar e fortalecer a idéia, de que o bem estar animal não pode mais ser considerado como um ato de caridade e sim como uma obrigação legal .

A população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem, em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem, não podem continuar sendo abandonados. Esta situação requer a urgência de unir esforços da comunidade, para que se obtenha o controle de natalidade, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a posse e responsabilidade e a esterilização dos animais de estimação.

O abandono de um animal é um ato cruel e degradante, demonstração clara, de falta de caráter e incapacidade para assumir compromissos, e caracteriza-se num crime.

O engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza é fundamental para que as crianças passem a trazer consigo um sentimento de respeito para com o meio em que vivem, combatendo as atitudes do comportamento violento na sociedade.

A necessidade de implantarmos, uma nova mentalidade capaz de permitir uma relação de respeito e proximidade com os animais e a natureza em geral, permitirá também o desenvolvimento da cultura da paz.

Fonte: Vininha F. Carvalho