Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Campanha de conscientização sobre ataques de tubarão acontece em Recife/PE

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/08/2005

Começa no último final de semana a conscientização de banhistas sobre ataques de tubarão. Durante todo o sábado (6) e o domingo (7), estudantes universitários dos cursos de Engenharia de Pesca e de Biologia da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco farão panfletagem nas praias da Região Metropolitana. Os dias escolhidos para o projeto foram 6, 7, 20 e 21 de agosto, quando ocorrerão marés altas por conta das luas Cheia e Nova.

Nesses dias, haverá reforços de guarda-vidas - que terão seu quadro duplicado - e mais embarcações serão colocadas no mar, no horário entre 8h da manhã e 17h, quando ocorre a maior presença de banhistas nas praias.

A iniciativa é um projeto em conjunto do Instituto Oceanário, Corpo de Bombeiros e Cemit - Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, que há um ano trabalha em operações de captura dos animais marinhos, ações de vigilância e recuperação ambiental.

Segundo o pesquisador Fábio Hazin, do departamento de pesca da Universidade, o número de ataques aumenta no período de chuvas, que vai de junho a setembro e coincide com a época em que os tubarões se aproximam dos estuários para se reproduzirem.

O Corpo de Bombeiros do Estado já registrou, nos últimos 13 anos, 46 ataques de tubarões. Durante o período, 17 pessoas morreram vítimas desses ataques.

O último ocorreu no dia 8 de setembro do ano passado. A área de risco de ataques abrange cerca de 30 quilômetros do litoral, atingindo toda a Região Metropolitana do Recife, de acordo com o site Pernambuco.com (JB Online)

Fonte: UFRPE