Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Campanha calçada limpa

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/08/2005

Uma pesquisa realizada com 500 moradores do bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, identificou como um dos principais problemas da região os dejetos de cachorros pelas calçadas. Essa pesquisa deu origem à Campanha Calçada Limpa, que pretende conscientizar donos de cachorros para a importância de manter calçadas e parques da cidade limpos por meio da coleta de dejetos dos animais.

Uma segunda pesquisa apontou também que o cosntragimento é o principal motivo para que os donos dos animais na hora de realizar a coleta.

“A quebra desse tipo de pensamento é o principal desafio de nossa campanha, apesar de eu achar que constrangimento é, na verdade, você ver seu animal fazer sugeira na rua e deixar a coisa como está”, comenta Marcelo Andrade, da ONG Millenium, realizadora da pesquisa e da campanha em conjunto com a APA (Associação dos Amigos do Parque da Água).

“Estamos aberto para a requisição desta campanha por líderes comunitários e associações de bairro que enfrentem esta situação na região onde moram, pois nossa intenção é expandir o trabalho por toda a cidade”, completa.

E a questão não diz respeito apenas à cidadania e limpeza da cidade. Os dejetos de cachorros podem transmitir doenças para outros animais e para os humanos, principalmente para as crianças que costumam brincar em parquinhos e tanques de areia. “Outro ponto afetado é o convívio social, pois cachorros e donos também acabam sendo discriminados”, diz Marcelo, que tem cachorro desde a infância.