Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Obesidade também é realidade em cães e gatos

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/04/2014

O setor pet registrou nos últimos anos um crescimento acima da média do PIB (produto interno bruto).

“O Brasil tem o segundo maior faturamento no setor pet, atingindo o montante de US$ 15 milhões e ao mesmo tempo, demonstra o crescimento na média de 8%, ou seja, 0,34% do PIB”, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). No mundo, o setor deverá chegar à marca de US$ 102 bilhões.

Segundo dados atualizados, no Brasil existem aproximadamente 37,1 milhões de cães e 21,3 milhões de gatos. O país é a quarta maior nação do mundo em população total de animais de estimação e a segunda em cães e gatos.

Os dados apotam que a busca por animais de estimação aumenta a cada ano. Mas para ter um pet – seja gato ou cão – são necessários diversos cuidados, inclusive com alimentação. De acordo com a Associação Médica Veterinária Americana, a estimativa é que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos. E as principais causas estão relacionadas aos fatores hormonais, causas hereditárias, castração e raças.

Nos cães, raças como Labrador, Beagle, Bulldog Inglês, Cocker Spaniel, Golden Retriever, Dachshund, Basset Hound, Pug, Schnauzer, Rottweiler e Bernese têm maior predisposição à obesidade. Já a maioria dos felinos que adquirem a doença pertence às raças domésticas, especialmente aquelas de pêlo curto.

A obesidade é definida como uma condição patológica, marcada por um acúmulo de gordura maior que o normal, prejudicando a saúde e o bem-estar do animal.

É considerado sobrepeso, quando o aumento de peso é de até 15% e quando este valor é ultrapassado, podem ser considerados obesos.

A gordura fica fácil de ser analisada quando cachorros e felinos atingem 50% ou mais do peso ideal.

Em geral, os gatos sadios tendem a pesar entre 3,5 a 5 Kg. Já cães como o labrador podem pesar até 27 Kg os machos e 25 Kg as fêmeas.

Os motivos para esse aumento vão desde a alimentação, já que, geralmente, a quantidade de ração fornecida é superior, chegando ao dobro do recomendado pelos fabricantes e veterinários, além dos excessos de petiscos como treats (snacks) e fornecimento de comida caseira.

Para combater este mal, é necessário reformular a dieta e incluir atividade física no dia-a-dia. Segundo Maurício Rocha, gerente de soluções para Pet Food da Alltech na América Latina, é importante incluir alimentos funcionais na dieta dos cães e gatos.

“Estes alimentos são naturais ou enriquecidos com vitaminas, minerais dietéticos, culturas bacterianas, Ômega-3, antocianinas, carboidratos e fibras e auxiliam a saúde intestinal, cardíaca, renal e no equilíbrio do peso.”


- Como evitar:

Todo cuidado é pouco. A questão alimentar é muito importante para o bom desenvolvimento dos pets. Uma nutrição desbalanceada pode acarretar várias doenças, além de dificuldades locomotoras, articulares, respiratórias, diabetes, hepatite e hipotireoidismo.

Com carinho, passeios e doses equilibradas de ração de qualidade, os pets viverão de forma saudável e por mais tempo. Essa é a melhor maneira dos donos recompensarem o afeto de seus animais de estimação.

Com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida aos pets, a Alltech - empresa de nutrição animal -, oferece aditivos aos produtores de ração que, quando adicionados ao alimento, auxiliam na melhor nutrição do animal.

Este processo acontece devido à ciência e tecnologia desenvolvidas por profissionais altamente capacitados.


- Pet Advantage:

O programa de soluções para Pet Food da Alltech, inclui diversos produtos desenvolvidos para melhorar a saúde e bem-estar animal. Entre eles foi lançado recentemente um produto à base de algas, que é uma fonte natural de DHA (Ômega-3), ácido graxo essencial para a melhora das funções cerebrais e visuais, além da saúde cardiovascular e imunidade.

Outro produto do programa para animais de estimação, é o CoFactor III, que se trata do Cromo na forma orgânica. O elemento ajuda a reduzir a liberação de cortisol, importante glicocorticóide no mecanismo do estresse e evita a queda das defesas do animal.

Além do NuPro que repõe as vitaminas, minerais e as enzimas digestivas que o cachorro não consegue durante seu processo de alimentação.

A Alltech possui em seu portfólio diversos produtos para a manutenção da qualidade de vida dos pets, para mais informações, consulte um médico veterinário.



Fonte: Lucia Nunes