Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Amor + Atitude = Adoção sem preconceito

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/09/2015

As significativas alterações da dinâmica ambiental que vêm ocorrendo, necessitam incluir o controle do crescente número de animais em situação de risco, vivendo conflitos decorrentes do aumento populacional e da adoção irresponsável.

Sómente no Brasil existem mais de 30 milhões animais abandonados, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A realidade de abandono é estimulada especialmente pela aquisição por impulso, uma vez que a OMS também aponta que em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% desses foram abandonados.

Em regiões interioranas, com cidades menores em extensão e população, a situação não é muito diferente, uma vez que o número chega a 1/4 da população humana do local.

No sábado, dia 4 de outubro de 2014, foi comemorado pelo 15º ano consecutivo o Dia de Nacional de Adotar um Animal. Esta campanha educativa visa chamar a atenção para a importância da adoção responsável como forma de prevenir o abandono dos animais.

Para destacar a importância do tema, muitas ações foram realizadas, com o objetivo de discutir o problema do abandono e mostrar os avanços conquistados, assim como as necessidades existentes para avançar na busca da solução, visando proporcionar aos animais uma condição de vida digna.

O objetivo é tornar a convivência com os animais mais alegre e segura e, também, informar para as pessoas sobre os riscos que correm ao abandonar o seu animal, pois existem leis em vigor, que punem este tipo de atitude.

Esta campanha educativa está conseguindo ampliar a oportunidade de melhorar o relacionamento entre as pessoas e os animais, por meio de atividades voluntárias norteadoras e essenciais para o respeito ao direito dos animais.

Ela propicia o desenvolvimento da consciência ecológica e, assim, permite a todos que se engajarem nela , exercer o papel de cidadão e protetor dos animais.

A forte presença das pessoas comprometidas com a causa dos animais nas comunidades mostra que a contribuição não está apenas em palavras, mas em ações efetivas e transformadoras cada vez mais eficazes.

Cuidar do animal de estimação é um hábito que precisa ser incorporado ao dia- a -dia da população como forma de prevenir e minimizar a incidência do problema do abandono.

Pela internet é possível fortalecer as redes de voluntariado, cuja finalidade é propiciar uma variedade de atividades com enfoque na divulgação dos princípios e valores que visam promover o bem-estar dos animais.

O que faz a diferença para você na hora de adotar o animal? Esta uma reflexão que precisa ser considerada, e levada para o debate, pois a adoção deve ser feita com os “olhos do coração”, onde não deve existir o preconceito no que diz respeito a raça, idade ou deficiências provenientes de agressões ou doenças que prejudicaram a visão ou a locomoção destes animais.

Contrariando o pensamento de muitas pessoas, é possível comprovar que os animais adultos se adaptam a novos lares tão bem quanto os filhotes. E ainda tornam-se companheiros, fieis, carinhosos, amigos e gratos por receberem, abrigo, alimentação, atenção e amor.

Através da conscientização, é possível demonstrar que a gratidão dos animais adultos ou filhotes, quando adotados por pessoas que lhes dêem amor, é imensa.

Os animais adultos já têm maturidade e tentam compreender o ambiente ao redor com o intuito de agradar àqueles que o acolheram, já os filhotes precisam ser tratados com carinho, permitindo que eles assimilem os ensinamentos , tornando-se um companheiro muito educado.

Os animais acolhidos precisam ser tratados, vacinados, castrados e identificados com um chip. Sómente depois disso eles devem seguir para adoção.

O Dia Nacional de Adotar um Animal , além de ser uma homenagem concreta a São Francisco de Assis, cuja data de 4 de outubro é dedicada, representa um grande desafio para todos que se espelham no exemplo deste homem , onde a prática do amor incondicional é seu maior legado. A cada animal que é dada a chance de encontrar um lar, uma vida é salva!

Fonte: Vininha F. Carvalho - diretora da Del Valle Editoria