Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Fóssil de dinossauro encontrado no interior paulista desperta curiosidade e movimenta exposição

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/11/2012

Eles desapareceram deixando rastros, curiosidades e enigmas. Os dinossauros sempre despertaram o interesse de pessoas no mundo todo. No Brasil, não é diferente.

Recentemente, um grupo de cientistas encontrou um fóssil de 70 milhões de anos no interior paulista.

Inédito, o pedaço de osso do crânio do animal carnívoro, achado na cidade de Alfredo Marcondes por pesquisadores de duas universidades federais, UFRJ e UFU, já é considerado a primeira pista da existência de dinossauros da família dos carcarodontossaurídeos em solo brasileiro.

As investigações sobre novas espécies não param e a população já se movimenta para entender melhor como eram esses bichos.

Com a descoberta, uma exposição de dinossauros que foi sucesso na Europa e há pouco chegou ao Brasil, está atraindo uma multidão de curiosos.

Reunindo 40 réplicas eletrônicas animadas de dinossauros em tempo real, a Era T-Rex tem permitido aos visitantes um verdadeiro passeio jurássico, incentivando ainda mais as pesquisas a respeito da pré-história brasileira.

“Vários filmes de Hollywood já mostraram esse fascínio humano pela história dos dinossauros. Cada descoberta instiga a nossa imaginação e nos conduz ao interesse de saber mais. Por isso, as divulgações recentes sobre esses novos achados no Brasil ampliaram consideravelmente o número de visitantes da exposição Era T-Rex, onde é possível viver uma aventura jurássica memorável”, afirma o paleontólogo Wellton Araújo.

Na exposição, que no momento passa por Curitiba e Cotia, os gigantes se movem como se estivessem vivos e os visitantes podem até tocar os animais, ouvir ruídos, sentir odores, ventos e demonstrações de agressividade, enquanto são ameaçados por uma explosão de vulcões.

Programas de computadores simulam exatamente como os animais se movimentavam, cada detalhe surpreende e um filme em 5D ajuda nessa viagem ao tempo.

A caminhada dura meia hora e as crianças ainda participam de um programa educativo: enquanto brincam de paleontólogos, procurando répteis na areia, são contempladas com uma verdadeira aula de ciência.



Serviço:

- Local: Shopping Granja Vianna (rodovia Raposo Tavares, km 23, Cotia)

Horários: Quintas e sextas, das 14h às 21h; sábados, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 12h às 21h

Informações: (11) 4613-9000



- Local: Estacionamento do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças)

Horários: De segunda a sexta, das 14h às 22h; sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 13h às 21h

Informações: (41) 3094-5300

Fonte: Marília Saveri