Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Jurabatiba é tema de poesia na bienal do livro

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/08/2012

A poesia sobre as belezas e riquezas naturais da restinga de Jurubatiba, protegida no estado do Rio de Janeiro pelo parque nacional administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estará presente na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 10 de agosto, no pavilhão de Exposições do Anhembi (SP).

“Um coração, três pulmões”, que reúne poemas de Ana Paula Silva Figueira, de Carepebus e que estudou durante a adolescência em Quissamã, municípios da região da restinga, faz parte da antologia de poesias e contos “Nossa História, Nossos Autores”, em dois volumes, que será lançado nesse dia durante a bienal.

Premiada pela qualidade de seus poemas, que fazem parte de várias antologias, a poetisa disse que o título “Um coração, três pulmões” refere-se à restinga de Jurubatiba espalhada pelos municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé.

As poesias enfocam a restinga no passado, como um ponto de encontro, um local de lazer e diversão para as famílias, com as típicas “praiadas” em feriados prolongados, acampamentos, descanso.

O chefe do Parque Nacional Restinga de Jurabatiba, Carlos Fortuna, apoia a iniciativa e diz que a unidade continua proporcionando os mesmos prazeres aos visitantes, agora com estrutura e ordenamento característicos de uma unidade de conservação da natureza, legalmente protegida.

Fonte: ICMbio