Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

UTI para cães e gatos: cuidados que vão além do conforto e carinho

Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2012

Além de conforto e carinho, muitas vezes cães e gatos necessitam de uma atenção especial à saúde. Acidentes podem ser inevitáveis e, com avanço da idade, entre outras razões, alguns problemas podem se agravar como é o caso das doenças do coração, insuficiência respiratória, doenças metabólicas, entre outras.

Nesses casos, o acompanhamento de um profissional e um ambiente que ofereça melhores condições para o tratamento faz diferença.

Para suprir essa necessidade, em junho o Hospital Veterinário Pet Care ganha uma nova sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oferecendo o suporte necessário para atender e internar todos os pacientes em estado potencialmente grave.

Este novo serviço associado à estrutura de atendimento, diagnóstico, cirurgia e exames auxiliares do hospital, se diferencia do que se oferece hoje em medicina veterinária aos donos de pets.

Os animais que necessitam deste atendimento serão acomodados em leitos individuais e possuem assistência 24 horas.

“Cada pet internado conta com um veterinário intensivista, dedicado exclusivamente a ele, podendo contar com toda estrutura e equipe de apoio, o que aumenta as possibilidades de controlar e reverter do quadro clínico desse animal em risco eminente de vida”, comenta o diretor clínica do Pet Care, Marcelo Quinzani.

A nova UTI do Hospital Veterinário Pet Care conta também com equipamentos de última geração, como monitores cardíacos com pressão arterial invasiva, pressão venosa central, monitorização de débito cardíaco com cateter de artéria pulmonar, aparelho de ventilação mecânica com várias modalidades ventilatórias, aparelho de gasometria e laboratório clínico completo.

Durante a internação não é permitido a permanência da família junto ao leito do animal, seguindo o princípio da UTI, somente visitas.

“Como a permanência na UTI tende a ser a menor possível, só quando necessário, com a normalização dos parâmetros médicos, o animal segue para a semi intensiva e internação”, alega o veterinário.

Fonte: Marcelo Quinzani