Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

A rotina de banhos e tosas merecem algumas modificações nas estações mais frias do ano.

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/05/2012

Com a chegada do inverno os especialistas do Hospital Veterinário Pet Care orientam sobre alguns cuidados que os proprietários devem ter em relação aos seus animais de estimação.

Ao contrário do que se imagina mesmo com a pelagem dos pets, algumas medidas devem ser tomadas para que eles consigam enfrentar as baixas temperaturas sem sofrer nenhum dano em sua saúde.

Um dos primeiros itens da lista de cuidados é manter os animais em locais protegidos do vento, da chuva, sereno e outros. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias.

"Se o animal dorme em área externa é preciso que ele tenha sua casa ou canil", pontua o médico veterinário e diretor clínico do Hospital Pet Care, Dr. Marcelo Quinzani.

Os recém-nascidos devem ter atenção redobrada durante o frio. Todos os filhotes, até os dois meses de idade, ainda não têm capacidade eficiente de manter a temperatura corpórea e perdem calor facilmente.

“Por isso dependem de abrigo e da energia fornecida pela alimentação, que deve ser oferecida até quatro vezes ao dia”, explica.

Já os cães de idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares - artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco - tendem a sentir mais dor nos dias frios. Estes, assim como os animais de pelagem curta devem ser agasalhados.

"É importante mantê-los aquecidos e as roupas podem ser grandes aliadas neste ponto", pontua.

Menos banhos e mais pelos:

A rotina de banhos e tosas também merecem algumas modificações nas estações mais frias do ano. Aumentar o intervalo entre um banho e outro, escolher os locais protegidos e dias mais quentes para a limpeza, enxugar os animais com secadores e deixá-los com a pelagem mais comprida são atitudes que garantem o bem-estar dos animais.