Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pesquisadoras do INPA lançam livro sobre os rios Amazônicos na Bienal Amazonas

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/05/2012

Aconteceu na noite da quinta-feira (04/5) o lançamento do livro “Hidroquímica dos Rios da Amazônia”, das pesquisadoras do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Hillândia da Cunha e Domitila Pascoaloto, como parte da programação do estande da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (Sec/AM) na primeira Bienal do Livro Amazonas, que acontece até dia 6 no Studio 5 Centro de convenções, das 10h às 22h.

Cunha conta que a ideia de fazer o livro surgiu percebendo a carência de dados que os estudantes da região têm em encontrar informações mais precisas sobre os rios da Amazônia.

“Os alunos não tem muitos exemplos e conceitos sobre os rios da nossa região nos livros de química, biologia e geografia. O que vemos, é que a maior parte do conteúdo destes livros esta focada nas regiões sul e sudeste, por isso colocamos no livro vários conceitos regionais”, afirmou.

Logo, o livro reúne vários dados sobre o rio Amazonas e seus principais afluentes, contando sua história e grandes mistérios, desde acidentes geológicos, que possibilitaram sua formação, ao mais conhecido fenômeno do encontro das águas, entre os rios Negro e Solimões.

O objetivo é fazer a publicação se transformar em uma ferramenta que ajude os estudantes a compreender melhor características do Estado.

“É um livro voltado especificamente para os estudantes do ensino médio, para que eles possam fazer seus trabalhos escolares com informações precisas da nossa região, pois o livro não é científico, ele tem uma abordagem técnica bem clara e de fácil entendimento”, completou a pesquisadora.


Estradas dos ribeirinhos:

No livro, as pesquisadoras buscaram juntar dados sobre as características dos rios, baseados em vários estudos já realizados, como extensão e volume, além de explicar elementos técnicos, como sedimentação e ph das águas e como é vida dos ribeirinhos nessas áreas.

“Trazemos em um capítulo a relação dos ribeirinhos com os rios da Amazônia, pois muitos deles o usam como única fonte de subsistência”, explica.

Cunha destaca ainda que os maiores problemas hidrológicos enfrentados pelo ser humano são os que acontecem próximos aos centros urbanos por conta da poluição. “Acontece em Manaus, Belém, Porto Velho, na orla desses grandes centros urbanos próximos dos rios”, afirma.

Dessa forma, a publicação se transforma em uma ferramenta com grande potencial de conscientização ambiental.

“Esperamos que os alunos tenham consciência da importância de preservar nossos recursos hídricos. Sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, que contribui com um quinto da água doce para o planeta e abriga milhões de espécies fundamentais para o sustento humano, a nossa responsabilidade é muito grande”, alerta.


Fonte: INPA