Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Estudantes de várias instituições apresentaram seus trabalhos nas mais diversas áreas da ciência no I CONIC

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/07/2012

No terceiro dia do I Congresso de Iniciação Científica (I CONIC), realizado pela Coordenação de Capacitação (COCP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), deu-se prosseguimento às apresentações desenvolvidas pelos alunos que expuseram seus trabalhos de pesquisa orientados por pesquisadores do Inpa, no Auditório do Bosque da Ciência, Campus I.

Durante a parte da manhã foram apresentados os trabalhos das áreas de Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; Ciências Exatas, da terra e Engenharias.

A aluna Andreia Tourinho, orientada pela pesquisadora do Inpa Francisca Dionísia, falou sobre a diversidade arbórea e arbustiva em uma jazida de exploração de solos.

Já a estudante Beatriz Macedo, apresentou um trabalho sobre “Aniba rosaeodora Ducke (Lauraceae) na Reserva Ducke”.

“Um dos objetivos do meu trabalho foi analisar o ritmo das fases de floração, frutificação e mudança foliar pra determinado tipo de coleta de sementes, e ainda investigar as variações climáticas nas freqüências fenológicas reprodutivas”, explicou Andreia Tourinho.

A estudante Jessica Hernandes, expôs seu trabalho sobre catálogo de flores do Município de Santa Izabel, orientado pela pesquisadora Maria de Lourdes.

“O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, sendo a maior parte na região amazônica. O que ocorre é que muitas dessas espécies ainda não foram catalogadas e este catálogo servirá para divulgar a flora do Município de Santa Izabel”, afirmou.


Programa de Iniciação Científica:

A Iniciação Científica possibilita aos estudantes estarem desde cedo em contato constante com a produção científica por meio de projetos de pesquisas que propiciarão uma formação acadêmica no ramo da ciência.

Ao longo dos seus 21 anos, o programa vem proporcionando aprendizagem e aperfeiçoamento a esses jovens cientistas, gerando benefícios ao desenvolvimento científico da região amazônica.

O I CONIC é uma parceria entre o Inpa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento teve início dia 16 de julho e vai até sexta-feira (20).

Fonte: Fernanda Farias