Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Como construir, cuidar e escolher as espécies certas para um lindo jardim vertical?

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/03/2012

Criados para diminuir a falta das áreas verdes em grandes centros urbanos, os painéis vegetais, ou jardins verticais, cumprem bem o papel de ocupar qualquer espaço vertical com lindas flores e criar um ambiente muito agradável e diferente.

Eles podem ser feitos em diversos ambientes, desde paredes de áreas externas, sendo em varandas ou quintais, em áreas internas, como dentro das casas ou até mesmo em ambientes comerciais. “É possível fazer em qualquer lugar, desde que se tome cuidado com o tipo de planta a ser utilizado, isso porque existem espécies de sol ou sombra.”, indica a paisagista Daniela Sedo.

Para ambientes com bastante claridade o ideal são espécies como as Bromélias, Flor Peixinho, Véu-de-noiva e o Brinco-de-princesa, todas plantas de sol. Para ambientes fechados, que têm pouca incidência de sol, o ideal é utilizar espécies de sombra como a Samambaia, Renda-portuguesa, Avenca e Chifre-de-veado.

“Uma forma simples de montar um painel verde é utilizando vasos de terracota específicos para pendurar na parede, que possuem um de seus lados retos.”, explica Daniela. Os vasos de terracota, que possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura, são feitos em argila cozida no forno, eles devem ser impermeabilizados por dentro, e pintados por fora, dando um charme todo especial para os jardins verticais.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a impermeabilização da parede na qual será construído o painel, já que ela deve estar preparada para a umidade vinda da rega das plantas. “É importante tomar esse cuidado para não danificar a estrutura da casa, e ter problemas com a umidade posteriormente. Vale fazer um trabalho de impermeabilização no local antes da construção do painel”, alerta a paisagista.

Ótima opção de vegetação e que favorece muito a beleza do painel é a utilização da mini costela de adão, uma espécie que deixa o painel tropical. Lembrando que além da função de aproximar as pessoas de uma linda vegetação, os painéis verticais também exercem a função de cobrir imperfeições de muros, criando um aspecto diferente ao ambiente, e uma decoração inovadora.

Além de toda a beleza presente, esse tipo de transformação também atrai pássaros que auxiliam na polinizam das flores dos jardins verticais, deixando todo o painel com um aspecto diferente e com plantas distintas.

Para modificar qualquer área não é necessário muito trabalho e sim dedicação. Os jardins verticais podem trazer um ar todo diferente para qualquer ambiente, basta escolher o local, tomar os cuidados necessários e escolher as espécies adequadas. “Sempre é possível criar, nem que seja em uma pequena área, um lindo jardim”, finaliza Daniela Sedo.