Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

UNITAU integra rede inédita de pesquisa sobre pólen

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/08/2010

A Universidade de Taubaté -SP (UNITAU), em parceria com outras 11 instituições de ensino e de pesquisa do País, lança a Rede Nacional de Pesquisadores e da Cadeia Produtiva do Pólen Apícola (Renapólen), a primeira entidade de abrangência nacional constituída por pesquisadores, extensionistas e instituições apícolas que tem por objetivo oferecer um suporte técnico especial para a produção de pólen com qualidade.

Criada durante o 11º Seminário Sergipano de Apicultura, realizado no dia 7 de agosto na Universidade de Tiradentes (UNIT), em Sergipe, a Entidade será presidida pela Profa. Dra. Lidia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU.

“Essa rede é muito importante porque vai aliar a pesquisa com a produção, auxiliando o crescimento de estudos do pólen no Brasil, além de oferecer suporte aos produtores”, ressalta.

A Renapólen pretende ampliar a pesquisa científica sobre o tema, reunir os profissionais que trabalham na área, oferecer suporte à cadeia produtiva do pólen agrícola, e controlar a qualidade, diversificar, popularizar e agregar valor ao produto. Além disso, planeja o lançamento de uma revista científica sobre apicultura, a criação de um grupo de pesquisa ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o desenvolvimento de trabalhos voltados ao pólen apícola em todo o País.

Segundo a professora Lídia, as primeiras ações da Renapólen já foram definidas, como a realização do 1º Workshop Sobre Pólen Apícola, que será promovido na Bahia, em 16 e 17 de Setembro, juntamente com a inauguração da primeira Unidade de Processamento de Pólen Apícola do Brasil e a criação da página oficial da Entidade, que será hospedada no site da UNITAU e servirá como um escritório virtual de trabalho para os integrantes.

Entre as instituições que integram a Renapólen estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Federação das Associações Apícolas do Estado de Sergipe (FAPISE) e a Universidade Tiradentes (UNIT).