Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Belos jardins, fauna diversificada e desenvolvimento sustentável nos Paradisus de Punta Cana

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/08/2010

Mais que jardins incríveis e animais exóticos, a natureza é questão de responsabilidade social no Paradisus Punta Cana e Paradisus Palma Real, ambos na República Dominicana. Os hotéis adotaram uma política de turismo responsável, comprometendo-se a cumprir os requisitos estabelecidos pela certificação Biosphere Hotels (do Instituto de Turismo Responsável, entidade espanhola associada à UNESCO e à OMT), como preservação do meio ambiente, ajuda à comunidade local, capacitação de colaboradores, conscientização de funcionários e hóspedes, gestão ambiental dos resíduos, redução da poluição sonora e também da contaminação do solo, entre outros.

Há ainda ações variadas. No Paradisus Punta Cana, por exemplo, em cada data de cunho ambiental (dia da árvore, dia da água, dia da biodiversidade, dia da terra, dia do meio ambiente, etc), há programas de entretenimento e conscientização de seus clientes e colaboradores.

Em 22 de abril, dia da terra, o hotel promoveu ações sustentáveis para incentivar o uso responsável dos recursos naturais do planeta. As atividades incluíram lanches naturais, exposições educativas, artesanato ecológico para as crianças, entre outros.

O Paradisus Punta Cana é um hotel Nature Friendly, construído em meio a mangues salgados, ilhotas, mar e árvores. Os jardins são cuidados por dezenas de jardineiros com produtos biodegradáveis –são mais de 80 espécies de flores ao longo do resort.

“Graças à nossa localização privilegiada, contamos com uma fauna espetacular: iguanas, tartarugas, gansos, patos selvagens, flamingos, pavões reais, entre outros. Esses animais fazem parte da experiência Paradisus Punta Cana, e vivem em liberdade dentro do nosso complexo, encantando nossos hóspedes”, relata a gerente de experiências para o cliente, Christelle Luchini. Todos os animais estão sob os cuidados de um veterinário.

O Paradisus Palma Real também possui uma grande variedade de plantas, incluindo nativas. São mais de cem espécies. Para manter impecáveis as áreas externas, há uma equipe de 40 jardineiros que se encarregam de limpar a praia, controlar pragas, fazer podas, adubar as plantas e cuidar dos flamingos e peixes dos lagos do hotel.

O engenheiro agrônomo Santiago Paulino é responsável pelo paisagismo do hotel, inspirado num ambiente totalmente tropical. Quanto à fauna, há dezenas de espécies soltas nas áreas verdes. Entre elas, o flamingo rosado, na região dos lagos, a pomba coronita branca, os patos selvagens, as corujas, os falcões e muitos outros.



Serviço:

Paradisus Punta Cana Resort

Praia de Bávaro, Punta Cana, República Dominicana