Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pesquisa demonstra que as palmeiras oferecem as melhores sementes para o artesanato no Acre

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/08/2010

O estado do Acre apresenta um grande número de palmeiras onde suas sementes são utilizadas para a produção de artesanato. A atividade gera renda para várias comunidades e pode ser beneficiada por um estudo no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).

A pesquisa intitulada “Diversidade extrativismo de sementes para confecção de artesanato na cidade de Rio Branco” foi realizada por um grupo de pesquisadores e tecnólogos que avaliaram quais as melhores sementes de palmeiras para o artesanato. O trabalho foi apresentado na 62ª Reunião da SBPC em Natal (RN).

De acordo com os pesquisadores, aproximadamente 90% das sementes das palmeiras do Acre podem ser aproveitadas para atividade gerando renda para comunidades. O técnico e servidor do Inpa João Bosco Nogueira afirma que o potencial do artesanato no Acre pode ser expandido com o plantio de palmeiras em áreas já degradadas o que iria gerar uma exploração racional dos recursos naturais.

“Temos que conservar a floresta, mas também incentivar o uso dos sistemas agroflorestais com a recuperação de áreas já degradadas através da plantação de palmeiras e outras espécies que têm o potencial. Temos que aprender com a floresta e saber como trabalhar com toda essa biodiversidade”, disse.

Palmeiras catalogadas:

Um livro apresenta a diversidade das palmeiras foi lançado, recentemente, e contou com a participação do pesquisador do Inpa Evandro José Linhares. A obra foi produzida em parceira com mais três autores e inclui Instituições internacionais. O livro traz as informações de todas as espécies de palmeiras de todo o país.

Evandro José é PhD em Botânica e lidera a equipe do Inpa Acre na SBPC. Ele destaca a importância da obra para os estudos das palmeiras na Amazônia e no Brasil. “Não se tinha antes em uma única publicação as informações das palmeiras. Antes os pesquisadores ou estudantes tinha de consultar vários livros e hoje eles têm tudo em um único livro”, disse.