Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Crianças e adolescentes se divertem aprendendo sobre o universo e a diversificação da natureza

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/08/2010

A biodiversidade torna-se o termo mais usado entre os estudiosos, especialistas e leigos, por todo mundo – fazendo com que muitas instituições como, o Centro de Estudos do Universo (CEU) planejem atividades pedagógicas de uma forma diferente, que atrai crianças e adolescentes.

Focando em sua importância de estudo – as atividades multidisciplinares são fundamentais para um melhor aprendizado e resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Tratando-se de um dos maiores Centros de Ciências do Brasil, a Fundação CEU desenvolve atividades como: Astronomia, Astronáutica, Geologia, Paleontologia e Meio ambiente. E já atendeu desde sua inauguração em 2001, milhares de crianças e adolescentes em busca de aprimorar seu conhecimento – preservando seu meio comum, que é a nossa natureza.

“Observamos em muitos meios de comunicação notícias sobre o meio ambiente, todavia, de uma forma pouco aprofundada”, afirma o professor e coordenador pedagógico da Fundação CEU, Denis Peixoto. Elaborando assim o Projeto SOS Terra, que nesta incrível jornada pelo nosso planeta, faz com que pensemos e aprendamos mais sobre os seres humanos, preservação de nosso meio ambiente – tendo como principais temas: sustentabilidade, escassez de recursos naturais e possíveis soluções para esses problemas.

As atividades do centro de estudo são totalmente multimídias e interam estudantes de todas as idades:-“O nosso objetivo é demonstrar aos alunos que nos visitam, que a Terra está enfrentando sérios problemas, mas, que há alternativas para contorná-los. Baseando-se em estudos vivencias, conscientizando de uma forma educativa, mostrando soluções positivas e claras.”, alerta Peixoto.

A Fundação CEU conta com uma grande infra-estrutura, especializada para atender aqueles que aspiram por respostas e muita diversão, localizado em Brotas, pólo de turismo ecológico a 206 quilômetros da capital paulista.

Para aqueles que desejam guardar muitos dias para conhecer todo o complexo, o CEU é o primeiro observatório com hospedagem. Pois, foi instalado em um dos 30 alqueires da fazenda do Acampamento Peraltas.

Contando ainda com uma equipe multidisciplinar de educadores que desenvolve projetos especiais voltados para qualquer área do conhecimento, desde a concepção da ideia, desenvolvimento, implantação, conteúdo e gestão.

A Fundação oferece espaços trabalhados para cada tipo de atividade, que são: Caverna Cenográfica, Geo-Show, Alossauro, Salão de Oficinas, Núcleo de desenvolvimento, Cine - Dome (Planetário), Observatório, Laje de observação, Base de lançamentos Marcos Pontes, Torre de lançamentos de foguetes, Anfiteatro Multimídia, miniatura de Stonehenge monumento megalítico da idade do Bronze e Hall de exposições.