Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Peixe-boi resgatado em Iranduba recebe cuidados no Inpa

Editoria: Vininha F. Carvalho 05/11/2010

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) recebeu na tarde da quarta-feira (3/11) mais um filhote de peixe-boi. A fêmea de aproximadamente dois anos foi resgatada no município de Iranduba (distante da capital 25 km), na bacia do Rio Ariaú, pela guarda municipal e levada ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa para receber cuidados dos Amigos do Peixe-boi. O animal, de 1,65 cm de comprimento, foi encontrado enrolado em uma rede de pesca por uma moradora da Comunidade do Jacarezinho, que acionou a guarda municipal de Iranduba.

Os policiais levaram o peixe-boi para um açude, nas proximidades do Lago do Limão, pertencente ao agricultor Roberto Backman, e contactaram o Batalhão de Polícia Ambiental do Amazonas (BPAm) que fez o traslado para Manaus.

De volta pra casa:

Segundo o veterinário do LMA, Anselmo d’Affonseca, o filhote ficará no Instituto por pelo menos um mês para avaliação médica. “Esse tempo serve para nós vermos se o animal está se alimentando bem, ganhando peso e está saudável para voltar ao seu habitat, para isso, serão feitos exames de sangue, urina e biometria”, explica.

Conservação e pesquisa:

A Ampa é uma organização não governamental que atua em parceria com o LMA/Inpa. A associação é patrocinada pela Petrobras e tem como missão promover atividades de proteção, conservação, pesquisa e manejo do peixe-boi da Amazônia, e dos outros mamíferos aquáticos existentes na região: lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis).

Fonte: INPA