Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Igreja de São Francisco de Assis recebe prêmio vindo de Portugal

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/06/2010

Eleita em 2009 uma das “Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo”, a Igreja e Convento Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho, recebeu na manhã da terça-feira (15/6) o troféu vindo de Portugal.

O prêmio foi entregue ao guardião do convento, frei Afonso Schomaker e ao representante da Ordem Terceira, Gilberto Carvalho dos Santos, pelo secretário de Turismo Antônio Carlos Tramm e pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.

“Esse prêmio tem um significado muito grande do ponto de vista religioso, histórico, cultural e, também, turístico. É o reconhecimento internacional da riqueza que o nosso estado possui”, destacou Emília.

Folheada a ouro, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das construções mais exuberantes do país e um dos pontos turísticos mais procurados em Salvador.

“É gratificante receber um prêmio como este, que ressalta o trabalho feito para manter a Ordem Terceira”, afirmou Gilberto.

Ao receber o prêmio, frei Afonso falou sobre o valor histórico da Igreja. “Fico feliz em saber que essa obra belíssima não foi esquecida. O reconhecimento ajuda na consolidação do local como uma das mais importantes construções do Brasil”.


Sobre o concurso:

O conjunto arquitetônico do Convento e Igreja de São Francisco e Ordem Terceira, no Pelourinho, concorreu com 27 locais como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Foram nove monumentos da África, oito da América Latina, dos quais sete estão no Brasil e 10 na Ásia. A eleição foi realizada pelo site: www.7maravilhas.sapo.pt .

Na América do Sul além da Bahia participaram da votação: Forte do Príncipe da Beira (Rondônia), a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto), o Mosteiro de São Bento de Olinda (Olinda), o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas de Campos, Minas Gerais), Convento de Stº. António e Ordem Terceira (Recife)e a Colônia de Sacramento (Sacramento, Uruguai).

Na África, o Convento do Carmo de Luanda (Luanda, Angola), a Cidade Velha de Santiago (Ilha de Santiago, Cabo Verde), Gorgora Nova (Dambiá, Etiópia), a Fortaleza de São Jorge da Mina (São Jorge da Mina, Gana), a Fortaleza de Mazagão (El Jadida, Marrocos), a Fortaleza de Safi (Safi, Marrocos), a Ilha de Moçambique (Moçambique), a Fortaleza de Jesus de Mombaça (Mombaça, Quênia) e a Fortaleza de Kilwa (Kilwa, Tanzânia).

Na Ásia, a Fortaleza de Qalat al-Bahrain (Golfe, Bahraine), a Igreja de São Paulo (Macau, China), a Cidade de Baçaim (Vasai, Índia), a Fortaleza de Damão Grande (Damão, Índia), a Fortaleza de Diu (Gujarat, Índia), a Igreja de Bom Jesus do Goa (Índia), a Sé Catedral de Goa, a Fortaleza de Ormuz (Ormuz, Irã), o Centro Histórico de Malaca (Malaca, Malásia) e a Fortificação de Mascate (Mascate, Omã).