Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

A troca da marca de ração do animal requer cuidados

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/04/2010

Quando se decide trocar a marca de ração do animal é necessário levar em consideração a condição dele. Quando o animal já é adulto, com o crescimento ósseo concluído este processo é mais fácil. O que não se deve fazer é oferecer uma ração de adulto para um animal jovem, que necessita de uma quantidade de cálcio, fósforo e vitamina D apropriada para o seu desenvolvimento sádio.

O maior problema é quando o proprietário tenta baratear o valor gasto com a alimentação do seu animal e adquire um produto inadequado, provocando uma carência nutricional que poderá levá-lo a adoecer por falta proteínas e vitaminas.

A opção de adquirir a ração á granel pode trazer pejuízos á saúde do animal, pois algumas vitaminas oxidam quando ficam fora da embalagem. Poderá, ainda, quando exposta, desenvolver um problema microbiológico, onde haverá retenção da umidade durante o armazenamento, expondo o animal á contrair problemas gastrointestinais.

Os animais adultos, com exceção da lactação, período em que a femea necessita de suplementos especiais, não existe problema em trocar a marca da ração por outra de boa qualidade , observando se a palatividade é aceita pelo animal. A transição precisa ser realizada gradualmente, para evitar que ocorra diarréia.

Como hoje existe uma concorrência muito grande entre os fabricantes de ração, a tendência é que não exista mais uma ração extremamente mais cara, mas que todas tenham preços e qualidade aproximados. Caberá ao proprietário descobrir qual é a preferida do seu melhor amigo, e transformar cada refeição num momento de satisfação e alegria.

Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria