Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

A importância da coleta e destinação adequada dos pneus inservíveis

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/03/2010

Após atingir seu desgaste completo, um pneu se torna inservível. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambientalmente. Depois de triturado, por exemplo, ele pode virar asfalto ecológico, pode ser usado como fonte de calor para cimenteiras ou pode virar um piso antiderrapante.

A Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a coleta e destinação de pneus inservíveis tem um papel fundamental para que esse ciclo de reciclagem possa ser realizado.

A organização é hoje uma das maiores iniciativas de pós-consumo da indústria brasileira e já coletou e destinou adequadamente mais de 1,2 milhão de toneladas de pneus inservíveis. Para dar mais detalhes sobre o assunto e entender a importância da reciclagem de pneus, Cesar Faccio, coordenador da Reciclanip, concedeu a entrevista abaixo.

Reciclanip:

A Reciclanip é uma entidade cujo objetivo é coletar e destinar de forma ambientalmente adequada os pneus que não podem mais ser usados para rodagem.

Ela foi criada em 2007 para consolidar o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa os fabricantes de pneus novos. As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus.

A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos, por isso não compra e não vende pneus. Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração: enquanto essas empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus em seus países, no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.

Os fabricantes de pneus já investiram mais de US$ 95 milhões no programa até o ano passado. Para este ano, o investimento previsto é de US$ 25 milhões.

O programa é desenvolvido por meio de parceiros, na maioria dos casos com prefeituras, que cedem um terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene. Este local é usado para recolher e armazenar o material vindo de origens diversas, como borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos.

O responsável pelo Ponto de Coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados.

Só no ano passado, a Reciclanip coletou 250 mil toneladas de pneus inservíveis nos mais de 440 pontos de coletas que temos espalhados pelo País. Desde o início do Programa Nacional de coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, mais de 240 milhões de pneus de passeio tiveram destino ambientalmente responsável.

Fonte: Renata Castro

Endereço: