Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Animais podem ser beneficiados pela medicina alternativa

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/11/2009

A homeopatia é uma alternativa terapêutica que estimula o sistema imunológico, reforçando a capacidade de cura do organismo, melhorando a saúde e o bem-estar dos animais.

“Por ser uma terapia energética, ela pode ser indicada para o tratamento de vários problemas”, explica a médica veterinária homeopata, Cynthia Lisboa Hassun.

“Não há limite mínimo nem máximo de idade para o uso da homeopatia, também não há restrição ou contra-indicação, nem mesmo durante gestação e lactação, desde que o cliente seja orientado por um médico veterinário especializado”.

Segundo Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet, é muito comum no dia-a-dia da clínica o uso prolongado de antibióticos, corticosteróides, imunossupressores, anticonvulsivantes e outros medicamentos visando o controle de doenças crônicas em cães e gatos. E esses tratamentos convencionais podem causar efeitos colaterais desagradáveis e debilitar os mecanismos naturais de defesa do organismo.

“Há casos de doenças de pele, neurológicas, distúrbios gastrointestinais e alteração de comportamento que conseguimos excelentes resultados com a homeopatia”, afirmou.

A especialista na área, Cynthia Lisboa Hassun, destaca ainda que para definir qual o tratamento, é preciso tomar conhecimento de todos os sintomas do paciente, incluindo mudanças emocionais. Também é necessária uma avaliação clínica. Só então há a prescrição de um medicamento que combine exatamente com o estado do animal. “Dessa forma a homeopatia verá o animal como um todo e estimulará o poder de cura do próprio organismo”.

Outra vantagem citada pela médica veterinária é que os medicamentos homeopáticos têm custo inferior aos alopáticos e podem ser utilizados concomitantemente.