Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

PETAR inaugura Centro de Interação Ambiental

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/06/2009

Agora os turistas amantes da natureza têm mais um motivo para visitar o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR. Na quinta-feira, 25.06, às 14h, o Parque com um dos maiores patrimônios espeleológicos do país ganhou um Centro de Interação Ambiental - CIA - e um mirante.

A criação dos novos espaços integra os investimentos do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, da secretaria de Estado do Meio Ambiente em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.

O Centro de Interação Ambiental comportará uma área para recepção de visitantes, auditório, loja de artesanato, exposições interativas, base de administração do Parque e mirante, totalizando um investimento de R$ 1,1 milhão. Na ocasião da inauguração, foram assinados contratos de autorização de uso para a loja e lanchonete.

Estes contratos beneficiarão 21 artesãos, abrangendo 15 famílias e uma associação de 120 produtores rurais, totalizando 80 famílias beneficiadas, todos moradores locais que foram capacitados pela equipe do projeto para atender a demanda de ecoturistas na região.

Esta iniciativa é um marco para a secretaria do Meio Ambiente, que passa a trabalhar de forma mais estratégica e prioritária a questão de concessão de serviços nas Unidades de Conservação paulistas.

A inauguração do CIA e do mirante do PETAR também contará com a exposição "Trilhas do Olhar", com ecofotografias de Malouh Gualberto que mostram imagens únicas de trilhas, cachoeiras, fauna, flora e as cavernas do PETAR. A mostra fica no Parque até o final de agosto.

Sobre o Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica:

Com objetivo de consolidar a vocação de turismo sustentável na região com Mata Atlântica no Estado de São Paulo, este Projeto conta com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que em quatro anos, investirá US$ 15 milhões nos parques estaduais de Ilhabela, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Intervales, Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira.

Este é o maior projeto de ecoturismo em parques do Brasil, que além de investir na infraestrutura dos parques, capacita e presta assistência aos moradores do entorno dos parques, visando o desenvolvimento econômico e social com o turismo sustentável. As obras do PETAR são a segunda a ser entregue no âmbito do Projeto. A primeira inauguração foi no Parque Estadual de Ilha Bela.

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente