Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Secretaria de Agricultura e Abastecimento firma parceria internacional para erradicar a doença das aves

Editoria: Vininha F. Carvalho 17/07/2009

Com a presença das principais lideranças da avicultura, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA) e da Coordenadoria da Defesa Agropecuária apresentaram, no dia 15 de junho, termo de Cooperação Técnica com a Universidade da Geórgia (EUA), cujo objetivo é estabelecer procedimentos para a erradicação do vírus da Laringotraqueíte (LTI) na região de Bastos (SP), principal centro produtor de ovos do Brasil.

Estiveram presentes dirigentes da União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Paulista de Avicultura (APA) e Sindicato Rural de Bastos, além de representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Prefeita da cidade de Bastos e dos coordenadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Defesa Agropecuária (CDA), entre outras autoridades.

A Universidade da Geórgia é considerada um dos maiores centros de diagnóstico e pesquisa em sanidade avícola do mundo.

A LTI é uma doença infecciosa que causa grande prejuízo à avicultura industrial. Ela foi notificada pela primeira vez no Brasil em dezembro de 2002 na região de Bastos, onde causou grandes danos à cadeia de produção da avicultura de postura.

Desde então, inúmeros esforços tem sido feitos por técnicos da Secretaria de Agricultura no sentido de controlar a enfermidade através de medidas de defesa sanitária obrigatórias, como vacinação e isolamento.

O último caso da doença foi identificado em maio de 2004 e atualmente a doença encontra-se controlada com o uso de vacinação.

O Programa "Risco Sanitário Zero" permitiu investimentos na recuperação da infraestrutura da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos (UPDB) para realização das provas laboratoriais que darão suporte as ações da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

A revitalização da Unidade do Instituto Biológico (UPDB) contou também com o apoio da Prefeitura da cidade de Bastos e do Sindicato Rural daquela cidade.


Fonte: Marcela Melo