Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Vacina inibe o aborto eqüino

Editoria: Vininha F. Carvalho 05/03/2009

O criador de equinos já pode contar com um importante aliado para prevenir o aborto, especialmente provocado pelo Herpes Vírus Eqüino Tipo 1, cepa Kentucky. A Merial Saúde Animal está recolocando no mercado brasileiro a vacina Pneumequine, eficiente ferramenta de prevenção contra o aborto equino, uma das enfermidades mais importantes da eqüinocultura brasileira, responsável por grande percentual de mortes.

“O índice de aborto pelo EHV1 varia de região para região e até de propriedade para propriedade. Mas se trata de um problema presente no Brasil e que provoca perdas econômicas efetivas”, ressalta Alessandro Orsolini, Coordenador Técnico de Equinos da Merial Saúde Animal.

Pneumequine é uma vacina moderna, resultado de constantes investimentos na Merial em soluções tecnológicas que efetivamente contribuem para o melhor resultado econômico dos criadores.

Pneumequine é preparada a partir de subunidades virais do herpes vírus tipo 1. A vacina contém antígeno inativado, concentrado e purificado sob a forma de proteína viral (fração de glicoproteína do envelope viral), permitindo maior imunidade sem risco para o cavalo.

Além de eficaz, Pneumequine proporciona custo/benefício altamente positivo para o criador de equinos. “Um aborto paga todo o investimento no programa vacinal do haras”, reforça Orsolini.

Pneumequine está disponível em caixas com dez frascos e doses individuais. O tratamento completo inclui três doses da vacina, sendo a 1ª e a 2ª em intervalos de 30 dias e a 3ª após seis meses. A primovacinação é feita com três doses (esquema acima). A partir do segundo ano a vacinação é anual.



Fonte: Altair Albuquerque / Texto AssCom