Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Mais de 900 ovos de tartarugas são apreendidos pela Guardiões da Amazônia

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/10/2008

A operação Guardiões da Amazônia, do Ibama, apreendeu, neste fim de semana, 909 ovos de tartarugas da Amazônia, no Tabuleiro do Embaubal, no Pará, praia onde fica a base do Centro Nacional de Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) da Amazônia. O RAN é uma unidade especializada do Instituto Chico Mendes.

Os ovos seriam carregados por uma pequena embarcação, às margens do rio Xingu, no Pará. Ao serem vistos por fiscais do Ibama e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental, os infratores correram para a mata e conseguiram escapar. Se localizados, eles serão ser multados em R$ 500 para cada ovo.

A apreensão foi resultado de uma vistoria aérea sobre as margens do rio Xingu, entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

Segundo o coordenador da operação, Marco Antonio Silva, a fiscalização foi feita de madrugada porque é o horário em que os infratores começam a agir. “A incursão foi planejada nas praias onde estão ocorrendo as desovas das tartarugas”, afirma.

Os ovos foram doados a uma instituição de caridade e a uma escola do município de Senador José Porfírio, sob supervisão do chefe da RAN na região, Pedro Birro.

Fonte: Instituto Chico Mendes