Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

O Barco Escola da Natureza promove a educação ambiental em Americana (SP)

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/10/2008

O Barco Escola da Natureza foi idealizado, em 2000, pelo Ambientalista, João Carlos Pinto, domiciliado em Americana-SP, cujo sonho era promover a educação ambiental no reservatório de Salto Grande, desejo este que já tinha há mais de cinco anos.

Por morar praticamente a vida toda na beira de rios brasileiros, sentia com muita tristeza o que estava acontecendo com as águas do rio Atibaia, que forma o reservatório de Salto Grande.

João Carlos Pinto foi o pioneiro neste campo ao construir com seus próprios recursos e com ajuda de amigos, as embarcações Suelem (ancorada) e Helena, sendo que esta, navegante, foi inaugurada oficialmente em setembro de 2000 por autoridades de Americana e região.

A embarcação navegante a partir de maio de 2000 já atendia alunos de escolas públicas, particulares e participantes de eventos ecológicos de Americana e região.

A Associação Barco Escola da Natureza desde 06 de fevereiro de 2003 deixou de ser uma ONG (Organização Não Governamental) passando a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), nos termos da lei n° 9790, de 23 de março de 1999, pela Secretária Nacional de Justiça, Cláudia Maria de Freitas Chagas.

Navegando:

O programa “Navegando nas Águas do Conhecimento” consiste no desenvolvimento de ações que visam a Educação Ambiental, através do estudo do meio, com crianças das instituições de ensino públicas e particulares do município de Americana e região. Criado em 2000, o programa tem como meta atender no mínimo 12 mil alunos por ano.

As atividades são desenvolvidas de segunda á sexta-feira em dois períodos, manhã e tarde, com três horas de duração cada e capacidade para 45 alunos. Seguindo um material pedagógico elaborado especialmente para o Navegando, o programa tem como objetivo levar as crianças a questionar in loco (reservatório de Salto Grande) as conseqüências do descaso com o meio ambiente.

Os monitores do programa fazem com que os participantes proponham possíveis soluções e discutam as problemáticas sócio-ambientais. O Barco Escola da Natureza oferece aos educadores de todas as disciplinas uma formação continuada antes da vista ao programa para auxiliá-los nas atividades e discussões em sala de aula, objetivando a continuidade das ações junto ao meio ambiente.

Embarcação ancorada (Suelem): Recepção dos visitantes, atividades práticas e mini-laboratório.

Embarcação navegante (Helena X): trabalhos de identificação “in loco” dos aspectos relevantes do reservatório, dinâmicas de grupo e discussões sobre a temática ambiental.

Voluntário Ambiental:

Conscientizar o público freqüentador do reservatório de Salto Grande em relação ao uso de equipamentos indevidos para a pesca, as conseqüências do desmatamento e queimadas, informar sobre a problemática do local, promover e estimular a conservação ambiental nas comunidades, através de palestras e cursos, doar mudas de árvores e incentivar o consumo responsável dos recursos naturais. Essas são algumas ações realizadas, desde 2003, pelo programa “Voluntário Ambiental”.

Como o Barco Escola da Natureza tem sua sede instalada no reservatório de Salto Grande, presencia diariamente tudo o que ocorre com suas águas, seu entorno, na fauna e flora. Assim, diante da triste degradação vivenciada, sentimos ser necessária uma atuação mais abrangente e minuciosa para preservar este meio.

Portanto, orientamos e formamos voluntários ambientais, cidadãos comuns com tempo livre, boa vontade e preocupados com a preservação ambiental, que através de palestras, cursos, eventos, fiscalizações com lancha e ações diversas no reservatório na comunidade promovem a educação ambiental.

Jovem Cidadão da Natureza:

Criado em 2005, pelo voluntário do Barco Escola da Natureza Macedo Prata Savoy, o programa “Jovem Cidadão da Natureza” tem como objetivo realizar trabalhos sócio-ambientais com adolescentes de Americana, incentivando-os a tornarem-se cidadãos mais participativos, com pensamentos críticos e inovadores. A linguagem do programa é bastante dinâmica e voltada inteiramente para a idade em questão, para que haja maior interação entre o educador e o aluno.

As atividades são realizadas aos sábados com três horas de duração nas instalações da Associação e em campo. Elas são direcionadas para a problemática do reservatório de Salto Grande, porém, abragem também as questões ambientais mundiais, mostrando que tudo está interligado.

O programa conta com aulas práticas e teóricas, facilitando o aprendizado e aproximando os alunos da constatação de resultados através da pesquisa. O “Jovem Cidadão da Natureza” forma um grupo de 40 alunos semestralmente e estreita os elos entre o Barco Escola da Natureza, a comunidade americanense e adjacências. A escolha dos participantes ocorre através de parcerias entre instituições públicas de ensino e entidades assistenciais de Americana.


Fonte: Associação Barco Escola da Natureza