Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Festas de final-de-ano exigem cuidados especiais com os animais

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/11/2014

Durante esta época de festas de final-de-ano , ocorre um crescente número de incidentes com os animais domésticos, principalmente os cães e os gatos, mas é possível evitá-los, basta agir com os devidos cuidados. É aconselhável que eles fiquem em um lugar tranquilo , onde possam se sentir seguros, de preferência, tendo acesso fácil a um esconderijo.


Os fogos de artifício são responsáveis por muitos acidentes, dos mais variados tipos, principalmente com os cães. Pelo fato deles terem a audição muito aguçada, o incômodo é muito maior, podendo gerar reações agressivas.

Alguns veterinários, aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que deverão ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos, assim como calmantes naturais, que proporcionam resultado bastante eficiente para os animais que apresentam mudança de comportamento.

É grande, também, o número de fugas e, consequentemente o despararecimento do animal, atropelamentos, ataques ( investidas contra os próprios donos e visitas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamento com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares superiores da residência, aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso, além de paradas cardiorrespiratórios, etc.

Em pânico, o animal desorientando entra em desarmonia com o ambiente, e se tratando de animais de grande porte , passam a oferecer muito mais perigo para as pessoas presentes no local, principalmente as crianças. O dono responsável deve evitar este tipo de situação, garantindo condições de segurança para que a sua festa transcorra em perfeita harmonia, sem estressar os animais da casa. Os animais não precisam participar das festividades, pois para eles, cada dia vivido ao lado de um dono responsável, já é motivo de muita alegria.

Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria