Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Projeto "A Amazônia é Nossa" promove exposição intinerante com grupo de artistas plásticos

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/08/2008

O grupo de artistas plásticos e visuais “Arte e Artistas” é formado por 25 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.Sua criação data do ano 2007 e foi a partir de um site de relacionamentos (Orkut), que proporcionou o encontro, a formação e o desenvolvimento desse projeto coletivo.

A proposta do nosso grupo é fazer exposições itinerantes pelo Brasil, incentivando mostrando e provocando discussões, através de nossa arte, assim colhendo e absorvendo opiniões sobre temas e problemas atuais de nosso país, divulgando assim nosso trabalho e mostrando que, apesar da distância que nos separa , foi possível nos unirmos para defender uma questão social de extrema importância.

O tema escolhido, para a primeira mostra , foi "A Amazônia é nossa", pois não conseguiram ficar indiferentes ao que vem acontecendo com essa região, tão importante para os brasileiros e para o nosso planeta.

A exposição trata principalmente da riqueza ambiental e cultural que a Amazônia possui, também da necessidade urgente de despertar a conscientização ambiental no pais, incentivando assim a preservação deste patrimônio que é tão cobiçado por estrangeiros, grupo diversos e fazendeiros, todos visando apenas os lucros que a região oferece facilmente. Enfim os artistas mostram como sentem esse problema e através de suas obras, tentando provocar uma resposta do público.

Objetivo:

Incentivar a preservação e a conscientização ambiental.
Levar à discussão o que está acontecendo nessa região, criando grupos de estudos e de debates no local da exposição. Mostrar o sofrimento eminente da floresta, instigando o espectador a refletir e identificar essa destruição onde o grito é: todos precisam lutar para que isso pare.

A exposição é composta por 33 obras, onde cada artista interpretou o tema de uma maneira diferenciada, mostrando tanto as belezas como também os problemas da floresta Amazônica.

Materiais empregados:

Foram utilizados diferentes técnicas de elaboração nas obras, permitindo o uso de materiais reciclados. Nas pinturas existem colagens com diversos materiais: sementes de árvores (típicas da Amazônia), colagem de pó-de-serra e pó de minério, texturização etc. Alguns usaram técnica mista de pintura, tendo como suporte tela e MDF recortado, alem de algumas artes digitais. As tintas usadas são: acrílica, óleo e tinta para bico de pena.

Montagem:

As obras podem ser expostas em molduras sobre suportes ou cavaletes, ou diretamente nas paredes. As dimensões das obras estão entre 0,50 X 0.60 cm até 1,00 X 1,00 cm.


EXPOSIÇÕES CONFIRMADAS:

Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul - SP
Local: IMES - Campus I e Campus II
Período: 01 a 31.10.08

Universidade Metodista - São Bernardo do Campo - SP
Período: 10.11 a 13.12.08



Fonte: Regiane Bassani