Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Vacina livre de proteínas não-estruturais contra a febre aftosa é mais um passo importante para a erradicação da doença no País

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/05/2008

A Merial Saúde Animal sai na frente e coloca à disposição do pecuarista brasileiro a primeira vacina purificada, livre de proteínas não-estruturais (também chamada de limpa) contra a febre aftosa. O produto está disponível para a campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa, que começa no dia 1º de maio na maior parte do Brasil.

“A Merial acata a recomendação do MAPA, faz a sua parte e já oferece com exclusividade vacinas limpas para os pecuaristas devidamente aprovadas para comercialização”, ressalta Alfredo Ihde, presidente da empresa.

O uso de vacinas purificadas, limpas ou sem proteínas não estruturais contra a febre aftosa definido pelo MAPA, atende a uma exigência da Escritório Internacional de Epizootias (OIE) para que não haja questionamentos sobre os resultados dos inquérito soroepidemiologicos cuja documentação embasa as condições de Livre com Vacinação em as diferentes regiões do pais.

“A vacina limpa da Merial somente induz anticorpos protetores contra as proteínas estruturais”. Assim tem baixíssimas possibilidades de apresentar resultados "falso-positivo" nos inquéritos soroepidemiologicos (quando o indica positivo para febre aftosa por conta da vacina e não necessariamente pela presença do vírus no animal), explica Emilio Salani, diretor técnico da Merial.

“Com a introdução da vacina limpa, a Merial está contribuindo para derrubar mais uma dura barreira contra a carne brasileira no exterior. Mais do que isso, está lançando uma grande campanha nacional para que todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina unam-se, façam a sua parte e trabalhem para erradicar a febre aftosa do Brasil”, ressalta o presidente Alfredo Ihde.

A Merial investe há três anos no desenvolvimento da tecnologia da vacina purificada, limpa ou livre de proteínas não-estruturais. O produto colocado à disposição dos pecuaristas brasileiros é resultado de muita inovação, pesquisas e investimentos em infra-estrutura da fábrica de vacinas contra aftosa da empresa, localizada em Paulínia (SP).

No total, já foram investidos mais de R$ 6 milhões nesses processos. A unidade da Merial é a uma das maiores e mais avançadas do mundo e tem capacidade para a produção de 150 milhões de doses anuais.


A febre aftosa:

A febre aftosa é uma doença extremamente contagiosa, causada por um vírus que afeta principalmente bovinos, ovinos, caprinos, suínos e búfalos. A enfermidade caracteriza-se por febre, salivação, manqueira, queda na produção de leite e formação de vesículas dolorosas na língua, gengivas, cascos e úberes.

Trata-se de uma das principais barreiras sanitárias ao comércio mundial de produtos de origem animal, além dos prejuízos diretos que provoca nos rebanhos afetados. Extrapolando essa situação, a ocorrência da doença bloqueia as exportações de carne e provoca prejuízos econômicos significativos.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações