Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Os cães se adaptam aos humanos através do modo de olhar

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/03/2008

Os cachorros aprenderam a se comunicar com o olhar, como os humanos, depois de 15 mil anos de convivência e domesticação, segundo uma pesquisa feita na Hungria. Adam Miklosi e seus colegas da Universidade Eotvos, de Budapeste, compararam a resposta de cachorros e de lobos (seus ancestrais genéticos) a ações humanas.

Os resultados mostram que tanto lobos domesticados quanto cachorros conseguem encontrar comida indicada com a mão por um ser humano, mas a performance dos cachorros é melhor do que a dos lobos.

Confrontados com uma situação em que não conseguem alcançar a comida, no entanto, os cachorros olham para o humano à espera de uma resposta, enquanto os lobos olham para baixo e tentam descobrir uma forma de alcançá-la.


Tipicamente humano:

Esse tipo de comportamento, com o contato "olho no olho", é considerado pelo grupo de pesquisadores como "tipicamente humano". No entanto, esse comportamento não é imitado nem mesmo por nossos parentes mais próximos, os chimpanzés.

Segundo as conclusões do trabalho, publicado na revista Current Biology, "a prontidão dos cachorros em olhar para o rosto humano levou a uma forma complexa de comunicação entre homens e cachorros que não pode ser obtida com lobos, por mais que tenham sido domesticados".

O organizador da pesquisa, Adam Miklosi, comenta: "Eu não diria que os cachorros são mais inteligentes, mas que eles têm uma inteligência diferente".

"Eles são justamente considerados animais " bobos" por serem providos pelos humanos. Mas nós achamos que os cachorros se adaptaram ao ser humano e desenvolveram novas habilidades para sobreviver com ele", afirmou.